O veículo que será utilizado no projeto Travessia Interoceânica B100, um Ford Ranger, foi entregue no último dia 14 de dezembro aos coordenadores do projeto na fábrica da Ford em Camaçari. Além do idealizador e coordenador da Travessia Fabrizzio Cedraz Gaspar, também esteve presente o Prof. Dr. Ednildo Andrade Torres, coordenador do Laboratório de Energia e Gás da UFBA.
A Travessia Interoceânica consiste em uma expedição que será realizada em fevereiro, saindo de Salvador até a cidade de Ilo, na costa do Peru, utilizando um veículo abastecido exclusivamente com biodiesel (B100). A pick-up Ford Ranger foi levada à Escola Politécnica, onde os organizadores, em parceria com o Centro Interdisciplinar de Energia e Ambiente (Cienam) do Laboratório de Energia e Gás (LEN), o INCT - Energia e Ambiente e o Laboratório de Pesquisa em Química (LPQ) executam os testes e ajustes necessários para a expedição .
De acordo com a organização da travessia, o projeto agora depende apenas da autorizaçãode emissão da placa de experiência pelo DETRAN-BA, que será emitida em nome da Fundação Escola Politécnica da UFBA, para que o veículo possa passar aos testes de campo, além dos que estão sendo realizados nos laboratórios da Escola Politécnica.
Maiores informações: http://www.inulat.ufba.br/bio10.html e http://www.energia.ufba.br.