Início >> Ufba Em Pauta >> Faculdade de Direito da UFBA foi a melhor da Bahia no exame da OAB

Faculdade de Direito da UFBA foi a melhor da Bahia no exame da OAB

Com a aprovação, a FDUFBA demonstra excelência

 

 

Os estudantes da Faculdade de Direito da UFBA tiveram o melhor desempenho entre os graduados de todas as instituições de ensino do país na primeira fase do exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), com um índice de aprovação de 89,34%. A prova, realizada em dezembro de 2010, reprovou 88,275% dos 106.891 bacharéis em direito inscritos. Do total, apenas 12.534 candidatos foram aprovados, de acordo com a OAB. O índice de reprovação da edição anterior já havia chegado a quase 90%. A prova é realizada pela Fundação Getulio Vargas. O percentual relativo à UFBA, no entanto, desceu a 56,56% na correspondência à segunda etapa do exame, que aprovou 69 do 104 presentes à prova. O resultado deixou a UFBA na nona posição entre as instituições melhor classificadas no exame da OAB em todo o país.

A reitora Dora Leal Rosa parabenizou os professores, estudantes e servidores da Faculdade de Direito através do seu diretor, professor Celso Castro, afirmando que “este resultado demonstra a excelência do ensino dessa tradicional unidade e é motivo de orgulho para toda a comunidade da UFBA”.

Segundo o secretário-geral da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcus Vinícius Furtado Coelho, um grupo de universidades teve aprovação média de candidatos entre 80% e 90%. São elas: Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal do Ceará (UFCE), Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Universidade Federal de Sergipe (UFS). "Isso significa que as boas aprovam quase todos os estudantes na primeira tentativa", disse Coelho.

As faculdades Arnaldo Horácio Ferreira, FTE, FACSUL, Maurício de Nassau, FAMEC, Faculdade Nobre de Feira de Santana, Faculdade São Salvador, Faculdade São Tomaz de Aquino, Faculdade Social da Bahia e o Instituto Salvador de Ensino e Cultura formam a lista dos baianos com aprovação zero, segundo a OAB.