O Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Faculdade de Comunicação da UFBA (PósCom) recebe o pesquisador alemão Peter Schulze para duas atividades relacionadas ao cinema latino-americano, sua mais recente pesquisa. No dia 19/09 (segunda-feira), o professor da Universidade de Bremen - Alemanha, Peter Schulze, apresentará a palestra “’Cheating muchachitas': globalização e nacionalismo cultural no filme de tango”. Já nos dias 20 e 21/09 (terça e quarta-feira), oferecerá o minicurso “Perspectivas Pós-coloniais no cinema latino-americano”.
Todas as atividades acontecem na Faculdade de Comunicação da UFBA – Facom e são abertas ao público interessado em arte, cinema, música, filmes musicais e cinema latino-americano. A palestra e o minicurso serão ministradas em português. Para o minicurso é necessário fazer inscrição gratuita através do link: http://goo.gl/9HQh6T
A visita do professor alemão é uma atividade promovida pelo Laboratório de Análise Fílmica (LAF), grupo de pesquisa do PósCom, como ação do projeto “O Cinema Musical na América Latina”, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb). O projeto tem como objetivo, por meio da análise de filmes e de entrevistas, mapear a produção de filmes musicais latino-americanos e o modo como um conjunto de pesquisadores da América hispanohablante e do Brasil observa e analisa as manifestações do cinema musical em seus países. O resultado dessas ações será reunido no livro “Cinema Musical na América Latina: aproximações contemporâneas”, com previsão de lançamento pela Edufba no primeiro semestre de 2017.
Colaboram nessa atividade os grupos de pesquisa do PósCom: Laboratório de Análise de Teleficção (A-Tevê) e Recepção e Crítica da Imagem (Grim), grupos de pesquisa do PósCom-UFBA. Para mais informações, acessar: http://lafposcom.com.br/.
Peter Schulze
O professor da Universidade de Bremen, na Alemanha, Peter Schulze, realiza pesquisas em Literatura Latino-Americana e cinematografia, teoria de gênero, a estética da mídia, intermedialidade, teorias pós-coloniais e práticas culturais e processos de globalização Inter-americanos (especialmente entre Argentina, Brasil, México e EUA). Desde 2015 é Chefe do projeto de pesquisa DFG Modos Glocalising da modernidade: Transnacionais e cross-media interligações em filmes musicais latino-americanos, desde 2014, coordenador do Instituto Ibero-América, desde 2013 Pesquisador de Estudos Hispânicos na Universidade de Bremen, desde 2009 professor convidado em universidades de Belo Horizonte (PUC), Fortaleza (UFC), Izmir (Yaşar), Leitura e Rio de Janeiro (UFF); mais lectureships em Berlim (FU), Bremen (Instituto Cervantes), Göttingen e Mainz. estadias de investigação em Buenos Aires, Los Angeles, Cidade do México, Montevidéu, Paris, Rio de Janeiro, São Paulo e Washington, DC. Entre 2009-2013 foi Pesquisador de Estudos de Cinema na Universidade de Mainz.
Estudou Cinema, Literatura Comparada e Jornalismo (MA) e as artes visuais Livres (Fotografia Diploma) em Mainz, Madrid, Paris e Rio de Janeiro. Promoção no âmbito do Programa Internacional de PhD (IPP)> Performance and Media Studies <na Universidade de Mainz e do programa de pós-graduação da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Promoção do estudo de estratégias canibalização cultural. representações pós-coloniais de Modernismo Brasileiro de Cinema Novo. Prêmio da dissertação Georg Rudolf Prêmio Lind para Lusitanistics de 2015.