Início >> Ufba Em Pauta >> Exposição reúne desenhos e objetos do artista visual Zé de Rocha na Galeria Cañizares

Imagens apresentadas tratam da condição humana

Desenhos e objetos do artista visual Zé de Rocha poderão ser vistos na exposição DE RASPÃO, a partir do dia 14 de agosto, na Galeria Cañizares / Escola de Belas Artes da UFBA (Av. Araújo Pinho – Canela). No dia 20/08, o público vai poder participar de uma conversa com o artista, que acontecerá das 17 às 19 horas. A exposição fica em cartaz até o dia 26/08.

O desenho é o centro da pesquisa de Zé de Rocha, que relaciona os significados da palavra risco – traço ou possibilidade de perigo – para construir imagens que tratam  da condição humana em situações que deixam marcas profundas. É o traço deixado pela violência sobre as superfícies humanas e a violência do traço sobre a superfície do desenho.

Além disso, DE RASPÃO é uma mostra que deixa evidente o processo de criação do artista. São cadernos de esboços, anotações e estudos, que revelam as dúvidas e incertezas inerentes ao trabalho artístico. Tentativas que, por pouco, não atingiram seu objetivo: passaram de raspão. Afinal, tudo aquilo que não deu certo, que incomoda e arranha pode revelar, sob as camadas superficiais, algo mais profundo de nossa humanidade.

Sobre o artistaZé de Rocha nasceu em Cruz das Almas, recôncavo baiano. Mestre em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes – UFBA. Atualmente, é professor de desenho no curso de Artes Visuais da Universidade Federal do Vale do São Francisco.