Início >> Ufba Em Pauta >> Estudantes de Libras promovem encontro nacional em Salvador

Estudantes de Libras promovem encontro nacional em Salvador

A organização é dos alunos de Letras da UFBA

Professores e Intérpretes de Libras em Formação: Quais Mudanças? Esse é o tema do 6.º Encontro Nacional de Estudantes de Letras/Libras (6ENELL), que será realizado entre os dias 7 a 9 de setembro. O evento é organizado pelos alunos do Curso de Licenciatura e Bacharelado em Letras/Libras da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - Polo da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Há cinco anos que, anualmente, realiza-se o Encontro Nacional de Estudantes de Letras/Libras (ENELL), evento organizado por alunos e ex-alunos dos cursos de bacharelado e licenciatura em Letras/Libras ministrados pela Universidade Federal de Santa Catarina e mais de quinze polos distribuídos por todo território nacional.

Esse evento é ímpar por se inserir no seleto rol de realizações voltadas para a discussão de temas relacionados à Comunidade Surda Brasileira, sua língua – a Libras –, e sua cultura, além de promover a socialização e divulgação de estudos e pesquisas realizados por alunos do curso de Letras/Libras e por aqueles que lidam com a temática da surdez e as questões que essa traz em seu bojo à população em geral.

Desde sua primeira edição, em 2007, o ENELL já percorreu cinco cidades brasileiras: Brasília, Rio de Janeiro, Goiás, Fortaleza e Natal, sempre atraindo um grande público e obtendo êxito em suas atividades. Para 2012, a cidade de Salvador foi eleita para sediar o VI ENELL no mês de setembro, fato que foi recebido com grande regozijo e boa vontade por parte dos estudantes do curso desta cidade. O período em que ocorrerá o evento certamente marcará a história dos surdos deste estado - onde acontecimentos dessa natureza são raros - e do Brasil, que no ano de 2012 formará sua segunda turma de Licenciados e sua primeira turma de Bacharelados em Letras Libras.

Por ora, o público é estimado em mais de 150 pessoas, composto por estudantes do Letras Libras de 15 polos. Além dessas pessoas, graduandos de outros cursos de Letras Libras na modalidade presencial, alunos de licenciaturas e professores também comporão o quadro de participantes do VI ENELL. Para realizar inscrição, ter acesso à programação e a mais informações, acesse o site: www.6enell.com.br ou utilizam o e-mail 6enell.bahia@gmail.com.