Hugo Oliveira Novais, estudante do curso de Biotecnologia da UFBA, é um dos finalistas do prêmio Santander Universidades 2015. Ele concorre na categoria Empreendedorismo, com o projeto “Voláteis Sintéticos com Alta Capacidade de Atração (Controle de pragas Agrícolas)” que teve a orientação do professor Nilson Paraíso Freitas.
O projeto apresentado pelo estudante visa combater os problemas provocados na fruticultura pela mosca-das-frutas, praga que é comum no Vale do São Francisco e também nos estados de Roraima, Pará e Amapá. Trata-se de uma armadilha economicamente viável que é posicionada suspensa sobre o pomar a cada hectare e tem a capacidade de evitar os prejuízos causados pela praga aos produtores e consumidores de frutas.
A edição deste ano da premiação recebeu a inscrição de 23.893 projetos e selecionou 55 finalistas que concorrem em quatro categorias: Ciência e Inovação, Empreendedorismo, Universidade Solidária e Destaque do Ano – Guia do Estudante. A cerimônia para anunciar os vencedores será realizada no dia 19/11, na cidade de São Paulo.
O Prêmio Santander Universidades foi criado em 2005 para incentivar e premiar ideias e projetos relevantes de alunos, professores, pesquisadores e Instituições de Ensino Superior. Mais de R$ 2 milhões em prêmios e bolsas de estudos internacionais serão distribuídos neste ano.