Início >> Ufba Em Pauta >> Espetáculo da Cia de Teatro da UFBA é o grande vencedor do Prêmio Braskem

Espetáculo da Cia de Teatro da UFBA é o grande vencedor do Prêmio Braskem

Texto fala de opressão, vaidade e a função do artista

O espetáculo “As Confrarias”, montagem produzida em 2014 pela Cia de teatro da UFBA sob a direção de Paulo Cunha, foi a grande vencedora do Prêmio Braskem de Teatro deste ano. A cerimônia foi realizada na noite de ontem, dia 14, no Teatro Castro Alves. Com sete indicações, ela ganhou três prêmios: revelação, para a atriz Evana Jeyssan; melhor ator, para Wanderley Meira; e melhor espetáculo adulto do ano.

Na história, que se passa no contexto da conjuração mineira, em Vila Rica (atual Ouro Preto), a mãe de um ator morto procura local para o sepultamento de seu filho percorrendo irmandades religiosas da cidade. O texto do dramaturgo paulista Jorge Andrade, escrito em 1969, logo após a edição do AI-5 pelo regime militar no Brasil, aborda temas como religião, opressão, vaidade e a função do artista, articulando os momentos históricos da Inconfidência Mineira, da Ditadura Militar no país e a realidade contemporânea.

As Confrarias é a 45ª Montagem da Cia de Teatro da UFBA, formada por alunos, professores, funcionários, ex-alunos e atores convidados. Pelo segundo ano consecutivo ela ganha destaque no Prêmio Braskem de Teatro. No ano passado, a grande vencedora foi "Longa Jornada Noite Adentro", dirigida por Harildo Déda, 44ª montagem da Companhia.