A escritora mineira Conceição Evaristo lança o livro Insubmissas Lágrimas de Mulheres, da editora Nandyala, nesta quinta-feira (dia 1.º de março), no Auditório Milton Santos do Centro de Estudos Afro-Orientais (CEAO-UFBA), às 18h. A antologia, composta por 13 contos, tem como protagonistas das histórias as mulheres negras. Dentro da cena, vozes-mulheres explicitam suas dores, anseios, temores, mas antes de tudo revelam a imensa capacidade de se retirem do lugar de sofrimento e inventarem modos de resistência.
Uma íntima fusão entre as personagens, a voz ficcional de quem apresenta essas personagens e a autora, marcam o processo criativo dos textos e afirmam o projeto literário de Conceição Evaristo. Doutora em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense, Conceição alcançou reconhecimento nacional com a publicação, em 2003, de seu primeiro romance, Ponciá Vicêncio.
Para embelezar a noite, a atriz Josiane Acosta fará uma pequena apresentação do recital poético Minas de Conceição Evaristo, no qual reúne poemas da autora. A proposta faz parte das apresentações de um elenco de atrizes e músicos gaúchos que já desenvolvem esse trabalho.
O primeiro livro de Conceição Evaristo foi Becos da Memória, escrito em 1988 e publicado em 2006. Entre suas obras individuais estão Poemas da Recordação e Outros Movimentos, antologia poética, de 2008, que recebeu o Prêmio Portugal Telecom 2009, figurando entre as 50 melhores publicações do mundo em Língua Portuguesa. Seus textos foram publicados nos Estados Unidos, na Inglaterra e na Alemanha.
Em sua visita à Bahia, Conceição Evaristo também fará o lançamento do livro em Alagoinhas e ainda dará um curso, como convidada do Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural, da UNEB.