Início >> Ufba Em Pauta >> Escritora de Cabo Verde vem lançar livro em Salvador

Escritora de Cabo Verde vem lançar livro em Salvador

Lançamento é no Auditório Milton Santos, do CEAO

A escritora caboverdiana Vera Duarte lança em Salvador seu livro “A candidata”, da editora Nandyala, na próxima terça-feira (dia 12 de junho), no Auditório Milton Santos do Centro de Estudos Afro-Orientais da UFBA (CEAO), às 18h. Nesse romance, a autora revela a vivência de várias mulheres, seja só ou junto do seu amado, ou, ainda, no seio da família ou da comunidade. São mulheres com destinos surpreendentes.

Para o lançamento do livro, que recebeu o Prêmio Sonangol de Literatura na Angola (2003), participa da Roda de Conversa com a autora Vera Duarte a doutora em Letras e Linguística Lívia Natália de Souza Santosjuntamente com a doutora em Letras e Linguística e professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia Ana Rita Santiago. Essa obra tem sido objeto de estudos e teses de mestrado em diversas universidades estrangeiras. É uma obra de referência para a prosa literária e uma produção essencial para o enriquecimento da literatura e importante contributo para a pesquisa na área de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, como afirma a pesquisadora Aparecida de Fátima Benevenuto.

Vera Duarte nasceu na Ilha de São Vicente, em Cabo Verde. Além de ser escritora, atua na alta magistratura jurídica. É juíza desembargadora e exerceu até março de 2010 as funções de ministra da Educação e Ensino Superior. Foi presidente da Comissão Nacional para os Direitos Humanos e Cidadania, conselheira do presidente da República e juíza conselheira do Supremo Tribunal de Justiça, entre outros cargos. Como escritora, estreou com a publicação “Amanhã amadrugada”, uma obra poética em 1993; com mais poesia vieram “O arquipélago da paixão”, em 2001, e “Preces e súplicas ou os cânticos da desesperança”em 2005, e “A utopia – temas e conferência sobre direitos humanos” (ensaio, 2007). Também tem uma variada colaboração em prosa e poesia em jornais, revistas e obras coletivas nacionais e internacionais.