Início >> Ufba Em Pauta >> Escola de Música promove eventos de educação musical

Escola de Música promove eventos de educação musical

Projeto Musicalização Infantil chega ao quinto ano

Em comemoração aos cinco anos do Projeto Musicalização Infantil da UFBA, a Escola de Música e o Programa de Pós-Graduação em Música da UFBA (PPGMUS) promovem o II Seminário Brasileiro de Educação Musical Infantil / V Encontro Internacional de Educação Musical. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas através do site https://sites.google.com/site/educacaomusicalinfantil2011/inscricoes. Este seminário pretende promover o intercâmbio de informações entre professores e pesquisadores que se dedicam à área já há alguns anos, contribuindo para a formação de professores de educação musical qualificados a atenderem à faixa etária em foco, necessidade premente no momento em que a legislação torna obrigatória a educação musical no contexto escolar. São objetivos do evento: discutir os conceitos teóricos da área; demonstrar práticas atuais apropriadas à educação musical infantil; discutir os processos cognitivos presentes no desenvolvimento musical; agregar pesquisadores e educadores da área num fórum nacional. Em sua realização, o seminário prevê palestras, mesas-redondas, sessões orais temáticas, workshops e aulas práticas com as crianças.

A convidada principal do evento será a Profa. Beth Bolton, da Temple University, de Philadelphia, USA. Além dos estudantes, professores e pesquisadores locais, haverá ainda a presença de convidados de várias universidades brasileiras, ministrando workshops e participando de mesas e discussões. São eles: Alda Oliveira (UFBA), Betânia Parizzi (UFMG),

Diana Santiago (UFBA), Ilza Joly (UFSCar), Leda Maffioletti (UFRGS), Luis Bourscheidt (IFPR),

Melita Bona (FURB), Ricardo Freire (UnB), Teresa Mateiro (Udesc), Liu Man Ying (Unesp). A coordenação geral do seminário está a cargos das professoras Diana Santiago e Angelita Broock. Informações completas estão em https://sites.google.com/site/educacaomusicalinfantil2011/home.