O Museu de Arte da Bahia (MAB) inaugura nesta quarta-feira (17/08), às 16h, o projeto "Conversa com Artistas: Processos Criativos" em parceria com a Escola de Belas Artes (EBA) da UFBA. Para a sessão de abertura, que acontece no MAB (Corredor da Vitória), a convidada é a artista visual e professora da EBA Viga Gordilho, que falará a artistas, professores e alunos, com entrada franqueada ao público.
O diretor do MAB, Pedro Archanjo, explica que o projeto irá reunir no MAB várias gerações de artistas para dialogar em diversas linguagens com o público e ministrar oficinas de arte-educação para crianças e adultos, ao longo dos meses de agosto e setembro deste ano.
Viga Gordilho é formada pela Esocla de Belas Artes da UFBA, com doutorado na USP. Com o Mestrado em Artes, teve oportunidade de sistematizar as suas pesquisas em uma dissertação que intitulou "Terra, homem e signo: Uma criação plástica", com fibras, pigmentos e corantes naturais brasileiros, associados a possibilidades sintéticas. Em 2002, participou do Projeto Fraenkulturforum nas cidades Essen e Hagen, na Alemanha; em 2003, integrou o projeto itinerante VisibleVisions em Johannesburg na África do Sul; e em 2005, em Nairobi no Kenya. Com várias premiações na sua trajetória de artista e exposições no Brasil e na Europa, presidiu a ANPAP no biênio 2009/2010. Sua obra, registrada em várias publicações, foi consagrada pela crítica de arte Matilde Matos, no livro “50 anos de arte na Bahia”.