Início >> Ufba Em Pauta >> Encontro no PAF reúne MarenBA e Bacharelados Interdisciplinares

Encontro no PAF reúne MarenBA e Bacharelados Interdisciplinares

Carlos Frederico Loureiro, da UFRJ, é o palestrante
Nesta quarta-feira (dia 20), às 19h, um encontro reune os integrantes do MarenBA, do Instituto de Biologia, com estudantes e professores dos Bacharelados Interdisciplinares, no auditório do PAF III. Nessa realização conjunta, do Departamento de Botânica e do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Biomonitoramento com o IHAC, o convidado é o Prof. Dr. Carlos Frederico Bernardo Loureiro, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Sua palestra integra os Seminários Novos e Velhos Saberes e versará sobre “Sustentabilidade e ecologia política: rumos do desenvolvimento no país e do modelo civilizatório contemporâneo”.
Com esse encontro o IHAC dá início aos cursos especiais do período de julho/agosto. Carlos Frederico Loureiro é graduado emEcologia, possui mestrado em Educação pela PUC do Rio de Janeiro e doutorado em Serviço Social pela UFRJ. Atualmente é professor dos programas de pós-graduação em Educação e em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social, ambos da UFRJ. É pesquisador bolsista do CNPq e consultor de instituições como MEC, Ministério do Meio Ambiente, Ibama, secretarias de Educação, e Ibase. É autor de livros e artigos em Educação Ambiental. Suas linhas de pesquisa relacionam a educação ambiental aos movimentos sociais a escolas e à gestão pública.
O Prof. Loureiro é convidado do Programa de Monitoramento, Avaliação e Reabilitação de Ecossistemas Naturais e Artificiais do Estado da Bahia (MarenBA). O programa foi criado em 1990 para estudar, avaliar e formar recursos humanos em Ecologia. Surgiu da necessidade de estudar de forma integrada os ecossistemas do Estado da Bahia e construir uma infra-estrutura de investigação dos recursos naturais no Instituto de Biologia da UFBA. Nele, segundo o Prof. Eduardo Mendes da Silva, "os pesquisadores trabalham em torno de um objeto de estudo comum, dividindo espaço físico e infra-estrutura".
O encontro desta quarta-feira é aberto a todos os interessados e as inscrições para os cursos serão feitas no IHAC (PAF IV, terceiro andar) até as 19h desta segunda-feira (18 de julho), ou até se completar o número de vagas. O IHAC oferecerá uma Oficina de Textos em Humanidades (somente para formandos 2011 da Área de Estudos Jurídicos), Criação Musical: Música Acústica e Eletrônica, Oficina de Produção de Textos Acadêmicos e um ciclo de palestras sobre Tecnologia na Contemporaneidade. Mais informações pelo e-mail secretaria.ihac@gmail.com.