Início >> Ufba Em Pauta >> Encontro de Jovens Cientistas realiza conferência com o professor Vanderlei Bagnato

Atividade será às 11 horas desta quinta-feira (29/10)

O 6º Encontro de Jovens Cientistas acontece até o próximo dia 30/11, com diversas atividades realizadas no campus de Ondina da UFBA, em Salvador. Na quinta-feira (29/11), o evento promove o Ciclo de Conferências com a participação do físico e professor titular da Universidade de São Paulo e coordenador da Agência USP de inovação, Vanderlei Bagnato. A palestra que leva o mesmo nome do “Ano Internacional da Luz” está programada para começar a partir das 11 horas, no Auditório I do PAF V.

Na sexta-feira (30/11), às 14h30, também no Auditório I do PAF V, será a vez da conferência com o professor do Instituto de Física da UFBA, Alberto Brum. Na ocasião o tema abordado será “A Luz e o Espectro Eletromagnético”. Na sequência, a partir das 15h30, o Encontro promoverá o lançamento da Revista Jovens Cientistas (nº. 5 e nº. 6)  seguido de mais uma edição do Prêmio Jovem na Ciência, que será atribuído aos melhores trabalhos de comunicação oral e experimento em quatro categorias diferentes: Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio. A programação completa e outras informações podem ser obtidas através do site:  http://encontrodejovenscientistas.com/

Sobre o evento

Para a edição de 2015, o Encontro de Jovens Cientistas comemora o Ano Internacional da Luz e das Tecnologias Baseadas em Luz, uma iniciativa global proclamada pela Organização das Nações Unidas (ONU) que pretende ressaltar aos cidadãos do mundo a importância da luz e das tecnologias ópticas em suas vidas, para seu futuro e desenvolvimento da sociedade.

O evento é organizado pelo Programa Social de Educação, Vocação e Divulgação Científica da Bahia, vinculado ao Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia (IBIO/UFBA), com o objetivo de despertar vocações científicas/tecnológicas e identificar jovens talentosos que possam ser estimulados a seguirem carreiras nestas áreas. O encontro conta com o patrocínio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), por meio da Chamada MCTI/CNPq/SECIS/MEC/CAPES, de apoio a Feiras de Ciências e Mostras Científicas.