Início >> Ufba Em Pauta >> Encontro de físicos terá a presença de ex-ministro e de Prêmio Nobel

Encontro de físicos terá a presença de ex-ministro e de Prêmio Nobel

David Gross conquistou o Nobel em 1994

Continuam acelerados os preparativos para a trigésima edição do Encontro de Físicos do Norte e Nordeste (XXX EFNNE), que está programada para acontecer em Salvador, entre os dias 5 e 9 de novembro deste ano. Os EFNNE integram o calendário de Reuniões Anuais organizadas pela Sociedade Brasileira de Física (SBF), e em 2012 será realizado pela terceira vez no Estado da Bahia. Como na décima terceira edição, realizada em 1995, o evento está sendo organizado por um grupo de docentes do Instituto de Física da UFBA e será realizado nas dependências do Bahia Othon Palace Hotel.

Com uma expectativa de receber mais de 800 participantes, o XXX EFNNE contará com atividades voltadas para professores do ensino médio (de 5/11 a 7/11) e para a divulgação de resultados recentes de pesquisa nas mais diversas áreas da Física (de 7/11 a 9/11). Os EFNNE congregam físicos das diversas áreas da física, professores, e cientistas de áreas afins. Contribuições interdisciplinares são bastante frequentes, sendo que as seções temáticas ligadas a geofísica, meteorologia, materiais etc. são bastante concorridas.

Estão confirmadas as presenças do Prof. Sérgio Rezende (UFPE), ex-ministro da Ciência e Tecnologia e um dos homenageados durante o evento; e do Prof. David Gross, Prêmio Nobel de Física e atual diretor do Kavli Institute for Theoretical Physics, da Universidade da Califórnia. Ao lado de outros pesquisadores como Luiz Davidovitch (UFRJ) e Alberto Santoro (UERJ), eles irão proferir palestras com uma visão ampla do estado da arte em diversas áreas da Física. Também convidado está o Prof. Vitor Teodoro, da Universidade Nova de Lisboa, que atua na utilização de modelagem no ensino de Física. Mais informações e inscrições estão disponibilizadas na página www.sbfisica.org.br.