Início >> Ufba Em Pauta >> Empresas juniores aplicam conhecimentos na prática, com profissionalismo

Empresas juniores aplicam conhecimentos na prática, com profissionalismo

Coordenadores do Núcleo de Empresas Juniores da UFBA

Para cerca de 650 estudantes da UFBA, a preparação para a vida profissional vai além de estudar os conteúdos acadêmicos apresentados ao longo dos cursos de graduação. Eles estão envolvidos com o Movimento Empresa Júnior na UFBA, no qual a atividade prática profissional integra as experiências estudantis, nas várias áreas do conhecimento, mediante a realização de 114 projetos empreendedores, desenvolvidos nas quase 50 empresas juniores (EJs) e iniciativas empreendedoras existentes atualmente na Universidade. Os dados são do Núcleo das Empresas Juniores da UFBA (NEJ/UFBA).

Norteadas por valores como “compromisso e entusiasmo para fazer acontecer e conquistar juntos”, as empresas juniores da UFBA geraram, no último ano, resultados da ordem de R$ 180 mil para a Universidade, segundo a coordenadora de comunicação do NEJ e estudante de engenharia de minas Heminny Galvão. Ela enfatiza que esse montante só pode investido nas atividades juniores, o que é fundamental para a melhorar a capacitação e atuação das próprias empresas. Heminny também ressalta que a atuação dos estudantes é voluntária, sem qualquer tipo de retorno financeiro, mas “o ganho é na experiência acrescentada ao currículo, o que pode ser um grande diferencial quando o estudante se tornar um profissional e for buscar um vaga no mercado de trabalho”. “Em alguns casos, os graduados egressos de empresas juniores têm know how suficiente para abrir as próprias empresas e dão certo no mercado como startups bem-sucedidas”, lembrou a coordenadora institucional do NEJ, Alice Nery, estudante de engenharia de controle da automação.

Além do preparo para o mundo do trabalho, o reitor João Carlos Salles considera as empresas juniores como objeto de muita atenção da atual gestão da Universidade. “São iniciativas que representam uma posição estratégica para o sentido de universidade”, disse ele, apontando para a importância de inserir a UFBA no ranking das instituições de ensino superior mais empreendedoras do país. Neste aspecto, o NEJ da UFBA já é o núcleo que mais se destaca, reunindo o maior número de iniciativas empreendedoras de estudantes na Bahia, segundo Alice Nery. A Universidade já possui empresas em 80% das áreas do conhecimento, e a expectativa é aumentar esse número, graças a um trabalho de expansão realizado pelo NEJ, a fim de alavancar a UFBA no ranking nacional de universidades empreendedoras, explicou Alice.

Por isso, a atual coordenação do NEJ, composta por quatro estudantes de cursos de graduação diferentes, sente a necessidade de apoiar o movimento empreendedor capitaneado pelo núcleo. Como ponto de conexão e representação entre a Universidade e as empresas juniores, eles explicam que o trabalho do NEJ/UFBA “está intrinsecamente ligado ao desenvolvimento das empresas juniores, tanto potencializando individualmente seus resultados, quanto propiciando a vivência em rede entre elas”.

Os estudantes que participam das empresas juniores da UFBA enxergam o intercâmbio com outras EJs como um dos maiores benefícios da experiência, segundo pesquisa realizado pelo NEJ, pois são espaços que possibilitam a vivência nos ambientes acadêmico e empresarial e a aplicação do conteúdo teórico adquirido em sala de aula.  Além disso, eles adquirem conhecimento de gestão, desenvolvimento técnico e pessoal e experiência de trabalho em grupo, que os capacitam para a vida e para o mercado – o que, muitas vezes não é proporcionado pelas grades curriculares, pondera Heminny. O baixo apoio financeiro destinado para o movimento empresa júnior, dificuldades com a regularização jurídica, a baixa credibilidade do mercado, pelo fato de se tratar de estudantes, estão entre as dificuldades listadas pelos empresários universitários.

Desde 2014, a UFBA permite a emissão de certificados para os participantes das atividades realizadas (que incluem projetos, eventos e capacitações) pelo site da Pró-Reitoria de Extensão, segundo o coordenador da Proext, professor Guilherme Bertissolo. Para isso, a empresa júnior precisa estar regularizada em relação ao Regimento Interno, ao Estatuto e ao Plano de Trabalho do Professor Orientador avaliados pela congregação do respectivo colegiado ao qual está ligada. Daí, a empresa, junto com seu professor orientador, podem emitir os certificados pelo site da Pró-reitoria de Extensão.

O NEJ/UFBA

O Núcleo reúne 23 empresas juniores filiadas e acompanha 25 empresas não filiadas e iniciativas na UFBA. É dividido em quatro coordenadorias, que se subdividem em pilares de atuação distintos: a Coordenadoria Geral (CGER) tem a função de representar o NEJ na UFBA e na sociedade e é subdividida em dois pilares de atuação: relações acadêmicas e relações institucionais. A Coordenadoria de Gestão (CGES) tem a função de gerir a estratégia do NEJ e cuidar da regularização jurídica e financeira, além de ser responsável pela gestão de pessoas do corpo executivo do núcleo; é subdividida em três principais pilares de atuação: gestão, pessoas e administrativo-financeiro. A Coordenadoria de Desenvolvimento (CDES), cuja função é representar e auxiliar as empresas juniores da UFBA no que tange aos desenvolvimentos de projetos, também é responsável por expandir o movimento empresa júnior na universidade; é subdividida em dois pilares de atuação: suporte e expansão. E, por fim, a coordenadoria de Comunicação (CCOM), que divulga a estratégia, as ações e os resultados do núcleo de forma estratégica, por meio da gestão de conteúdo nas redes sociais, elaboração de peças de divulgação e organização de eventos.

Núcleo de Empresas Juniores (NEJ) é gerido por quatro estudantes de cursos diferentes. Da esquerda para a direita: Leonardo Barbosa (Coordenador de Desenvolvimento); Heminny Galvão (Coordenadora de Comunicação); Aline Nery (acima, Coordenadora Geral); e Maria Luíza Ferraz (Coordenadora de Gestão).

Entre os principais produtos da atuação do NEJ/UFBA está o Programa de Inovação e Extensão das Empresas Juniores (PIEEJ), que reconhece as empresas juniores da UFBA como atividade de extensão. O acompanhamento constante e o auxilio às empresas em seus processos se dá pela Consultoria Acadêmica, voltada para a melhoria da relação com os professores, a fim de trazê-los para mais perto e ajudar a EJ. O Potencializa é um evento realizado para envolver empresas juniores não filiadas a fim de perceber seus problemas e fragilidades e dar estímulos que possam de criar conexões e para que se filiem ao NEJ. Há também o Check-Jr, que garante a legitimidade das EJs perante o NEJ, mediante critérios que devem ser cumpridos para dar continuidade à filiação ao núcleo e atuação como empresa júnior.

Preocupado com o crescimento do movimento empreendedor na UFBA, o NEJ investiu na expansão da empresas juniores e, através do edital de filiação, acompanha uma iniciativa empreendedora desde que ela é aspirante até que consiga se filiar ao núcleo, elaborando planos de ações para o preenchimento de requisitos firmados no documento, para que a empresa possa crescer e se desenvolver em relação ao mercado e ao número de projetos.

O NEJ também compartilha conhecimentos para que as empresas juniores possam aumentar seus faturamentos e ter alto crescimento. Há também o WelcoMEJ, que acontecerá em 5 de agosto, com a função de apresentar o Movimento Empresa Júnior e as suas instâncias aos novos trainees do semestre, além de proporcionar uma integração dos antigos membros com os novos.

A recreação fica por conta da NEJincana, com o objetivo de integrar os empresários juniores, promovendo atividades lúdicas que contemplem todas as empresas juniores da UFBA – a próxima será no dia 25 de novembro. E há ainda o Sábado é NEJ, evento mensal realizado pelo Núcleo, com o objetivo de apresentar cases e abrir espaços para rodas de discussões de assuntos pertinentes ao desenvolvimento das empresas. Essa atividade contará em breve com a presença do reitor João Carlos Salles, para impulsionar ainda mais a integração entre os estudantes empreendedores.

Empresas Juniores filiadas ao NEJ/UFBA
EmpresaCursoServiços prestadosTempo de existência / ProjetosMembros
ADV Consultoria JúniorDireitoConsultoria jurídica: elaboração e revisão de documentos jurídicos, registro de marca, patente, software, constituição de pessoa jurídica etc;10 anos

 

 

9 projetos em andamento

36;

 

 

 

Atlanticus JúniorOceanografia;Presta serviços que auxiliam no diagnóstico ambiental e na elaboração de documentos técnicos, bem como na compreensão de possíveis impactos ao meio ambiente, tendo como principal atividade coleta e análise de água, sedimento e biota2 anos

 

 

1 projetos em andamento

11

 

 

Átomus JúniorQuímicaConsultoria na área1 ano

 

S/ projetos em andamento

14
Cheiro VerdeNutrição e GastronomiaRealização de coffee break. Recentemente foram criados rotularem de alimentos e treinamento para manipuladores de alimentos6 anos

 

 

S/ projetos em andamento

21

 

 

Cristal Mineração JúniorEngenharia de minasTreinamento e habilitação em Blaster, consultoria para cadastramento junto à CFPC, consultoria para emissão de CR, consultoria para otimização em desmonte de rochas13 anos

 

 

2 projetos em andamento

23

 

 

DATUM Engenharia JúniorEngenharia de agrimensura e cartográficaLevantamento topográfico, locação, georreferenciamento, cadastro rural, parcelamento de solo, cartografia digital e transporte de coordenadas;4 anos

 

2 projetos em andamento

13
Eletro JúniorEngenharia elétricaProjetos de engenharia elétrica na área de potência: instalações elétricas de baixa e média tensão, sistema de proteção e contra descargas atmosféricas, eficiência energética, energia fotovoltaica, cabimento estruturado, circuito fechado de TV e laudos de segurança;15 anos

 

 

8 projetos em andamento.

 

31

 

 

Empresa Júnior ADM UFBAAdministraçãoEstudos de viabilidade, pesquisa de mercado e padronização de processos27 anos

 

 

19 projetos em andamento.

 

55

 

 

 

ENGETOPEngenharia civilLevantamento cadastral, instalações elétricas, instalações hidrossanitárias, combate a incêndio, perícia e vistorias;14 anos

 

 

10 projetos em andamento.

 

33
ESA JúniorEngenharia sanitária e ambientalLicenciamento ambiental, PGRS (Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos), análise de água, eventos sustentáveis e PEA (Programa de Educação Ambiental);12 anos

 

 

5 projetos em andamento

18

 

 

Info JúniorComputaçãoProgramação de websites, sistemas web e aplicativos19 anos

 

 

9 projetos em andamento

22

 

 

MOBIT

 

 

Transportes terrestresEstudos, relatórios e diagnósticos de tráfego, pesquisas de transportes e projetos de trânsito e transporte7 meses

 

 

1 projeto em andamento

6
Momentum JúniorFísicaServiços na área educacional, para suprir a falta da física experimental no ensino médio1 ano

 

 

2 projetos em andamento.

 

6

 

 

 

Ônix JúniorGeologiaLevantamento topográfico e análise de água2 anos

 

s/  projetos em andamento.

 

 

25

 

 

OPTIMUS JúniorControle e automação de processosAutomação industrial, desenvolvimento de supervisório e programação do clp;6 anos

 

S/  projetos em andamento

30

 

 

Otimiza Consultoria JúniorEngenharia de produçãoGestão de processos, gestão de estoque, melhoria do ambiente de trabalho e planejamento e controle da produção6 anos

 

 

3 projetos em andamento

24
PrismaEngenharia químicaGestão de resíduos sólidos, mapeamento de processos industriais e produção mais limpa15 anos

 

 

5 projetos em andamento.

 

32

 

 

Produtora JúniorComunicaçãoCriação gráfica (criação e reformulação de marca), assessoria de comunicação (gerenciamento de mídias, assessoria de imprensa), produção cultural (produção de eventos e adaptação de projetos para editais) e audiovisual (vídeos de animação em motion graphics e coberturas fotográficas);15 anos

 

 

5 projetos em andamento

33

 

 

ProjectaArquitetura e urbanismoReforma, ampliação de projetos e cadastro de terrenos;9 anos

 

4 projetos em andamento

35

 

 

PsicojúniorPsicologiaAnálise e descrição de cargos, processo seletivo, treinamentos e avaliação de desempenho20 anos

 

 

2 projetos em andamento.

 

15

 

 

 

 

Salus JúniorFarmáciaDescarte de medicamentos e consultoria em boas práticas de alimentos;5 anos

 

4 projetos em andamento.

 

16

 

 

TM JúniorEngenharia mecânicaProjetos mecânicos, climatização, sistemas fluidos mecânicos e gerenciamento de manutenção;10 anos

 

4 projetos em andamento.

 

33

 

 

Vetus JúniorMedicina veterináriaManejo de animais de produção visando o bem-estar associado com uma melhor produtividade1 ano

 

 

1 projeto em andamento.

 

8

 

 

 

Empresas Juniores NÃO filiadas ao NEJ/UFBA

 

 

EmpresaCurso
DentariumOdontologia
ControleCiências contábeis
ElevaBiotecnologia
ExecutivaSecretariado executivo
AlinhavoBelas Artes
 

 

Iniciativas nas fases iniciais

EmpresaCurso
ColmeiaBI de Artes
MED JúniorMedicina
GeossínteseGeografia
Torque JúniorFisioterapia
SocialServiço social
CatalizooZootecnia
Constact:Estatística
DOC JúniorArquivologia;
Eden:Economia;
Integra:Engenharia da computação
OrátioFonoaudiologia
Sem nomeIniciativas nos cursos de Ciências sociais, Inovação e tecnologia, Letras, Matemática, Museologia, Música e Teatro.