Um convênio entre a UFBA e a prefeitura de Salvador permitirá ao hospital veterinário da Universidade oferecer aproximadamente 10 atendimentos semanais a cães e gatos de famílias de baixa renda. Esses atendimentos - que incluirão todo o tratamento necessário aos animais, incluindo exames, insumos e procedimentos cirúrgicos de alta complexidade - serão direcionados ao hospital pela prefeitura, que será responsável pela triagem e regulação dos casos, tão logo o contrato entre em vigor, provavelmente a partir de maio.
O convênio foi assinado na quarta-feira, 23 de março, na Sala dos Conselhos da Reitoria, pelo reitor João Carlos Salles e pelo secretário municipal de Saúde de Salvador, Leonardo Silva Prates. O Termo de Convênio n. 006/2022 estima a realização de 10 atendimentos semanais no Hospital de Medicina Veterinária Prof. dr. Renato Rodenburg de Medeiros Netto (Hospmev), a partir das demandas da Diretoria de Promoção à Saúde e Proteção Animal (Dipa) – órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde que será responsável pelo atendimento às famílias e regulação dos pacientes. O contrato prevê o repasse financeiro por parte da administração pública municipal no montante de R$ 349.800,00 para a realização das atividades previstas por 12 meses - valor que inclui não apenas as consultas, como todo o tratamento dos animais.
“Estamos aqui de portas abertas, defendendo o bem comum”, disse o reitor da UFBA, João Carlos Salles, que celebrou mais uma parceria firmada pela universidade com a Prefeitura de Salvador, destacando a importância do diálogo permanente entre as partes para o êxito das ações. Através do convênio, a UFBA se compromete a disponibilizar os serviços do Hospmev, nos termos das exigências do Conselho Federal de Medicina Veterinária e da Vigilância Sanitária; e responsabilizar-se pelos materiais e equipamentos necessários à prestação dos serviços, assim como exames imprescindíveis para a realização dos procedimentos, entre outros.
No evento, o diretor do Hospmev, professor João Moreira da Costa Neto, ressaltou que a Medicina Veterinária está intrinsecamente ligada com a saúde humana de uma maneira geral. "É uma grande satisfação e um grande desafio esse convênio que promove a inserção da medicina veterinária na Saúde Única", avalia. O diretor salienta que o contrato não terá vigência imediata, pois serão necessários ajustes para o início das atividades como adequação da infraestrutura e regulamentação de critérios para seleção de favorecidos pelo referido convênio, respeitando-se as normativas propostas pela Dipa.
O diretor da Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia da UFBA, Rodrigo Freitas Bittencourt, defendeu a necessidade de ações para controle de zoonoses e de promoção da saúde animal. Segundo avalia, essas iniciativas em prol da saúde pública e da saúde coletiva são uma forma de "proteger a saúde humana através da saúde animal". Também estiveram presentes na cerimônia o vice-reitor da UFBA, Paulo Miguez, e o subsecretário de saúde, Décio Martins, entre outras autoridades.
*Reportagem atualizada no dia 28 de marcço, às 15h05.