Início >> Ufba Em Pauta >> Edufba promove lançamento de livro em Portugal

Edufba promove lançamento de livro em Portugal

Flávia Rosa e Maria João Gomes são as organizadoras

Nesta quinta-feira (dia 25), a partir das 17h30, será lançado o livro “Repositórios institucionais: democratizando o acesso ao conhecimento”, organizado por Maria João Gomes e Flávia Rosa. A publicação da Editora da Universidade Federal da Bahia (Edufba) terá o lançamento realizado durante a I Conferência Luso-Brasileira de Acesso Livre, na Universidade do Minho, em Braga, Portugal. A importância dos repositórios institucionais não está só para as instituições que lhes dão origem e para seus pesquisadores, professores e estudantes, mas para a sociedade em geral, constituindo-se como espaços promotores de uma democratização do acesso ao conhecimento. No sentido de contribuir para esse objetivo surge “Repositórios
institucionais: democratizando o acesso ao conhecimento”, que reúne autores brasileiros e portugueses num esforço comum de partilha de experiências e perspectivas.
Os repositórios institucionais surgem associados ao movimento do acesso livre como uma das estratégias mais eficazes de melhoria das condições de disponibilidade e de facilitação do acesso à produção intelectual, acadêmica e científica dos centros produtores de conhecimento, como as universidades e centros de investigação, constituindo um elo na rede dos atores com intervenção no campo da comunicação científica. A obra resulta de uma colaboração transatlântica, de uma vontade de compartilhar e construir conhecimento em conjunto, pretendendo simbolizar o potencial de cooperação e colaboração na comunicação e partilha do conhecimento.