Acontece no dia 28 de junho, terça-feira, às 18h30, o lançamento oficial do livro Quando o cinema vira urbanismo: o documentário como ferramenta de abordagem da cidade, de Silvana Olivieri, em Salvador. O evento, que ocorre na MÍDIALOUCA (Rio Vermelho), conta com a presença da VJ Paulinha Carneiro projetando trechos de documentários ao som da DJ Maria 16 Toneladas.
Este livro é uma publicação da Editora da Universidade Federal da Bahia (EDUFBA) na Coleção PPG-AU FAUFBA, uma parceria com o Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia. Esta obra foi premiada pelo VI Prêmio Brasileiro "Política e Planejamento Urbano e Regional", da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR) como melhor dissertação de mestrado defendida no período de fevereiro de 2007 a março de 2009.
Quando o cinema vira urbanismo tem como foco a produção cinematográfica e documentária - brasileira e estrangeira - que aborda questões que se relacionam com a cidade e a vida urbana. A autora busca discutir a influência que esses recursos audiovisuais podem exercer sobre a prática de urbanismo, tendo como grande influência as noções de "orgânico" e "cristalino", desenvolvidas, sobretudo, por Gilles Deleuze.
A autora Silvana Olivieri é arquiteta urbanista formada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (USP), em 1997, e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em 2007. Atualmente, vem se dedicando à pesquisa e criação nas áreas de Audiovisual e Artes Visuais, caminhando sempre ao lado da Arquitetura e Urbanismo.
Informações adicionais sobre o livro
ISBN: 978-85-232-0791-5
Número de páginas: 252
Formato: 19,2 X 23,4 cm
Ano: 2011
Preço do livro: R$ 28,00