Início >> Ufba Em Pauta >> Editora da UFBA publica dramaturgia latino-americana

Editora da UFBA publica dramaturgia latino-americana

Lançamento é nesta sexta-feira, 17

Serão lançados nesta sexta-feira (17 de setembro), a partir das 15h, mais dois livros da coleção “Dramaturgia Latino-Americana”, da Edufba. Depois de Neva e Os Mansos, serão publicados pela Editora da Universidade Federal da Bahia os livros Adeus Ayacucho, da autoria de Miguel Rúbio, e Em um sol amarelo, de César Brie. O palco do acontecimento será o do Teatro Vila Velha e os livros custarão um preço promocional. Terceiro volume da coleção “Dramaturgia Latino-Americana”, Adeus Ayacucho trata da trajetória de um dirigente camponês morto na cidade de Ayacucho, no Peru, esquartejado numa ação militar por considerá-lo subversivo. Os militares, acredita o camponês, levaram a metade dos ossos do seu corpo para a capital do país, Lima, e é o próprio morto que narra a sua viagem para a capital, com o fim de recuperar a outra metade do seu cadáver. O texto foi escrito e montado no contexto da guerra suja peruana, nas décadas de 1980 e 1990, e faz parte de uma indagação poética, por parte de Rubio, sobre os possíveis papéis do teatro em tempos de violência política.

Já para o quarto volume da coleção foi escolhido o texto Em um sol amarelo, que trata das consequências desastrosas de um terremoto que ocorreu em 1998 em algumas localidades rurais da Bolívia. Seu conteúdo se desenrola a partir de diversos depoimentos reais que os atores recolheram de sobreviventes ao terremoto, o que dá à textura da obra um tom documental e, ao mesmo tempo, intimista, pela singularidade dolorosa dos depoimentos expostos em forma de dramaturgia. Fica clara na obra uma constante tensão que expõe o radical abandono social provocado pela incompetência política, sugerindo que se trata de um teatro político, no qual se insere como testemunho perplexo impactada pela realidade social.