O Comando de Greve dos Estudantes comunicou à Reitoria da UFBA a desocupação da FAPEX, ocorrida às 19h30 desta segunda-feira, dia 06 de agosto. Nesta mesma data a reitora Dora Leal Rosa encaminhou mensagem à comunidade universitária, onde declara:
A Reitora e o Vice-Reitor da Universidade Federal da Bahia, acompanhados por sua equipe de pró-reitores, reuniram-se, em 28 de julho passado, com o Comando de Greve dos Estudantes iniciando um processo de negociações no sentido de examinar as reivindicações apresentadas, quando da ocupação da FAPEX no dia 25 daquele mês, e atendê-las na medida do possível.
Nos dias 2 e 3 de agosto, foram encaminhados ofícios da Reitora ao Diretório Central dos Estudantes, contendo as respostas à mencionada pauta, atendendo várias das reivindicações apresentadas, em particular as licitações referentes aos pontos de distribuição do restaurante universitário e ao BusUFBA, cujo edital foi publicado na edição de hoje (6 de agosto de 2012) do jornal A Tarde.
Considerando esse quadro, a Reitoria, na noite de 3 de agosto, reiterou claramente ao Comando de Greve dos Estudantes solicitação para que a sede da FAPEX fosse desocupada, posto que não havia justificativas à permanência da ocupação. Com efeito, importantes reivindicações foram atendidas, a resposta escrita à pauta prioritária foi entregue aos estudantes e consolidou-se um efetivo canal de diálogo franco e aberto.
Hoje, às 19h30, a Reitoria foi informada pelo Comando de Greve dos Estudantes da desocupação da FAPEX, atitude que nos leva a reafirmar nossa compreensão de que a melhor forma de dirimir conflitos é através do diálogo e da incessante busca do entendimento.
Dora Leal Rosa
Reitora