Início >> Ufba Em Pauta >> Curso Fábrica de Ideias chega à 16.ª edição no CEAO

Curso Fábrica de Ideias chega à 16.ª edição no CEAO

Mais informações em www.fabricadeideias.ufba.br

Entre os dias 5 e 16 de agosto será realizado, no Centro de Estudos Afro-Orientais da UFBA (CEAO), o curso avançado em estudos étnicos e raciais Fábrica de Ideias. Com o tema Patrimônio, Preservação e Globalização, a 16ª edição terá dois momentos abertos ao público. No dia 9/08, às 18h, os professores doutores Dmitri van der Berselaar (Universidade de Liverpool) e Stephen Small (Universidade de Berkeley) ministrarão a aula pública intitulada Descolonizando os museus: povos primitivos em lugares sofisticados. Na semana seguinte, 16/08, no mesmo horário, ocorrerá a conferência de encerramento proferida pelo professor doutor Mike Featherstone (Goldsmith College), cujo tema é Patrimônio, consumo e globalização.

O curso Fábrica de Ideias ocorreu pela primeira vez em 1998, no Centro de Estudos Afro-Ásiatico (Ceaa), da Universidade Candido Mendes, no Rio de Janeiro. Em 2002, o curso transferiu-se para o CEAO. Nesses 15 anos, cerca de 280 alunos já passaram pela escola doutoral. Somente neste ano foram 64 selecionados. Além disso, o Fábrica de Ideias tornou-se, principalmente no meio acadêmico, um reconhecido espaço de intercâmbio entre os professores e alunos da pós-graduação de países da América Latina e África interessados na temática dos estudos étnico-raciais.

Para mais informações sobre o programa e curso, acesse o site do Fábrica www.fabricadeideias.ufba.br.