O curso de graduação em Serviço Social da UFBA foi reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) com nota 5 - a nota máxima na escala usada para avaliar a qualidade dos cursos de graduação no Brasil. Sediado no Instituto de Psicologia, no campus de São Lázaro, o curso de Serviço Social começou a ser oferecido pela UFBA em 2009, formou a primeira turma em 2013 e, desde então, já diplomou 133 bacharéis.
A avaliação do MEC levou em consideração a titulação do corpo docente, o projeto pedagógico do curso, a capacidade de gestão da Coordenação, a qualidade do sistema de bibliotecas e a infra-estrutura física - com destaque para a acessibilidade, cujos pré-requisitos do MEC foram cumpridos graças ao empenho da Administração Central da UFBA.
Segundo a coordenadora do curso, professora Adriana Férriz, a nota máxima é resultado do trabalho conjunto realizado por docentes, discentes e técnico-administrativos. "Montamos comissões e trabalhamos muito para organizar toda a documentação exigida para a visita, com o apoio de diversos setores da UFBA, principalmente do Núcleo de Apoio à Avaliação de Cursos de Graduação da PROGRAD, coordenado pela professora Ivone Cerqueira, e da Pesquisadora Institucional. A nota máxima nos deixou muito contentes", afirma a coordenadora. A visita dos avaliadores do MEC aconteceu nos dias 25 e 26/04, e o resultado da avaliação foi informado no dia 02/05.
Único oferecido por instituição pública entre os 27 cursos de Serviço Social atualmente existentes em Salvador, o curso da UFBA possui mais de 50% de seu corpo docente com titulação de doutor. Das/os 18 professoras/es, 11 têm doutorado (dos quais 2 possuem pós-doutorado) e 7 têm mestrado (sendo que 6 estão com seus doutorados em curso). "A titulação dos professores foi um item muito valorizado na avaliação", observa Férriz.