Início >> Ufba Em Pauta >> Conselho Universitário aprova novo regimento da Reitoria da UFBA

Conselho Universitário aprova novo regimento da Reitoria da UFBA

Estrutura atualizada permitirá gestão mais efetiva

O novo Regimento Interno da Reitoria da Universidade Federal da Bahia foi aprovado por unanimidade na Assembléia do Conselho Universitário (CONSUNI), realizada no último dia 09/05. A atualização das normas “permite uma nova arquitetura administrativa da UFBA, pois além de manter a atuação das sete pró-reitorias já existentes, foram criadas cinco novas superintendências que estarão subordinadas à Reitoria, mas atendendo às necessidades das unidades e Pró-Reitorias”, informa a Reitora Dora Leal.

Após debates e discussões ao longo de quase dois anos, o novo regimento foi finalizado com a expectativa de que a Universidade trabalhe com mais eficiências, impulsionada pela ação das novas superintendências que deverão funcionar como “braços” executivos da Reitoria, exercendo um trabalho de forma articulada. As novas superintendências criadas são:

- Superintendência de Administração Acadêmica (SAA) – prestará serviços acadêmicos relacionados aos registros e documentação das atividades de graduação e pós-graduação (agregando as atribuições da Secretaria Geral dos Cursos ), além do gerenciamento das instalações e equipamentos de ensino de uso compartilhado (espaços esportivos e áreas diversas).

- Superintendência de Avaliação e Desenvolvimento Institucional (SUPADI) – representa a inovação no processo de gestão da UFBA, pois instaura uma política de aperfeiçoamento contínuo dos processos de avaliação institucional, aprimorando instrumentos, medias e indicadores utilizados nos processos.

- Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) – englobará o atual Centro de Processamento de Dados, ampliando sua atuação e expandindo suas atividades.

- Superintendência de Ensino a Distância (SAD) – desenvolverá, coordenará e assessorará e prestará suporte técnico à execução de atividades na área de Educação a Distância (EAD).

- Superintendência de Meio Ambiente e Infraestrutura (SUMAI) – deverá ocupar-se do planejamento e manutenção da Universidade. Terá uma Coordenação de Manutenção que absorve algumas atribuições da Prefeitura do Campus Universitário (PCU) a qual será extinta. Terá também uma Coordenação de Meio Ambiente e uma Coordenação de Planejamento, Projetos e obras que se encarregará da execução de obras em toda a universidade, absorvendo funções das equipes do projeto REUNI e da Coordenação de Planejamento Físico. Sobre esta Superintendência, declara o Vice-Reitor Luiz Rogério Bastos Leal: “ A SUMAI será o braço executivo da Reitoria no que se refere às políticas e gestão ambiental, assim como ao planejamento físico da universidade, projeto e execução de novos prédios, ampliações e manutenção, mas, enfatizando, tudo tratado com especial atenção ao meio ambiente”.

Além da criação das Superintendências, a reitora destaca como um avanço no Regimento a criação do Núcleo de Apoio à Pessoa Deficiente, parte da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil (PROAE). Brevemente, o Novo Regimento Interno da Reitoria será disponibilizado para toda a comunidade acadêmica em sua versão final.