Início >> Ufba Em Pauta >> Com nova sede inaugurada, Caps Gregório de Matos terá gestão da Escola de Enfermagem da UFBA

.

A nova sede do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Gregório de Matos, inaugurada na Rua Frei Vicente, no Pelourinho - Centro Histórico de Salvador, permitirá a ampliação do serviço especializado no acompanhamento de pessoas que enfrentam problemas decorrentes do uso de álcool e outras drogas e comorbidades psíquicas associadas. A iniciativa resultará na ampliação da capacidade de atendimento para 840 usuários por mês, o que representa um aumento de 68% da população com acesso aos serviços especializados no Caps.

Através de convênio firmado com a Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), a Escola de Enfermagem da UFBA passa a ser responsável pela gestão do espaço, com a coordenação dos professores Priscilla Coimbra e George Amaral. De acordo com Juliana Amaral, diretora da Escola de Enfermagem, serão até 400 atendimentos internos e 440 atendimentos de campo territoriais - ações que demonstram a extensão de atuação da equipe. O Governo do Estado destinou os recursos necessários, da ordem de R$ 2,8 milhões, para a execução de obras físicas, aquisição de equipamentos e manutenção dos serviços.

Juliana Amaral afirma que a nova sede do Caps facilitará o acesso dos usuários aos serviços, que incluem o acolhimento inicial e atendimento individualizado e familiar. Devido à localização e às características do imóvel, a nova sede do Caps Gregório de Matos favorece o acesso dos usuários aos serviços que devem funcionar no esquema de "portas abertas". "Agora temos uma sede com qualidade estrutural, que permitirá a melhoria do atendimento aos usuários e a ampliação da capacidade de atendimento", afirma a diretora, que ressalta também a importância de promover a reinserção familiar e social dos usuários.

A diretora explica que cada caso demanda um plano terapêutico singular para a atuação de uma equipe multidisciplinar que conta com médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, profissionais de educação física, entre outros. Novos consultórios e espaços de convivência foram projetados para a realização de atividades terapêuticas, educativas e artísticas, e dinâmicas de grupo. O acolhimento aos usuários inclui o fornecimento de refeições, com almoço e lanche.

O Caps Gregório de Matos já existe há 12 anos e estava em funcionamento no prédio da Faculdade de Medicina da Bahia, no Terreiro de Jesus. Durante esse período, professores da Escola de Enfermagem já vinham atuando na prestação dos serviços de saúde através de projetos de extensão desenvolvidos no espaço.

A parceria com a Sesab também tem o propósito de contribuir para a formação e a qualificação de profissionais especializados na área. O novo espaço dispõe de salas de reunião e videoconferência que serão utilizadas no processo formativo de profissionais, inclusive para apoiar o desenvolvimento de ações no interior do Estado, contribuindo para a qualificação da rede de apoio psicossocial.

O serviço docente assistencial será realizado pela UFBA com financiamento da Sesab, com recursos para a contratação de serviço de gestão da unidade assegurados por meio do convênio. O Caps Gregório de Matos atente a população de 54 localidades de Salvador que fazem parte do Distrito de Saúde do Centro Histórico. Além de atender às pessoas que chegam ao serviço por demanda espontânea, o espaço recebe usuários que são encaminhados por alguma unidade básica de saúde ou após hospitalização. O horário de funcionamento da unidade é das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.