Exatos 60 anos após a inauguração da Escola de Teatro da UFBA, a Cia de Teatro da UFBA estréia, no dia 13 de junho, o espetáculo "Romeu e Julieta", texto de William Shakespeare dirigido por Harildo Déda. O espetáculo fica em cartaz por duas semanas, de terça a domingo, até 26/06, sempre às 19h30, no Teatro Martim Gonçalves, com ingressos a preços populares: R$ 5,00 (meia) e R$ 10,00 (inteira). O espetáculo faz parte das comemorações dos 70 anos da UFBA.
Motivado pelo marco de 400 anos da morte do dramaturgo inglês William Shakespeare, Déda concebeu um espetáculo no qual Verona, cidade onde se passa o romance originalmente, ganha ares soteropolitanos. Romeu e Julieta são dois jovens que protagonizam um romance impossível, mas que também trazem as marcas e contradições da Cidade do Salvador, em suas tensões sociais, raciais e culturais. O casal de protagonistas será interpretado pelos jovens Valéria Fonseca e Fernando Santana.
No palco, 30 atores dão vida ao texto clássico. O elenco busca integrar estudantes da Escola de Teatro com atores e atrizes mais experientes. Além dos protagonistas, integram o elenco os/as atores/ atrizes convidados/as Sônia Rangel, Veríssimo Vasconcellos, Jane Santa Cruz, Bira Freitas, Vitório Emanuel, Joana Schnitman, Jane Santa Cruz, Mariana Passos e Inaldo Santana. Os estudantes que integram o elenco foram selecionados através de audição pública interna na Escola de Teatro, que foi iniciada através de uma oficina de 12h, ministrada pelo dietor da peça.
Exposição
Nesse mesmo dia, às 18h30, também será aberta exposição fotográfica em homenagem ao 35 anos da Cia de Teatro da UFBA. Desde o ano de 1981, quando foi criada a Cia de Teatro da UFBA, a Escola de Teatro acumulou um vasto acervo em torno dos 49 espetáculos já montados nesses 35 anos de atividades. Assim, para homenagear essa trajetória, será realizada exposição fotográfica na Galeria Nilda Spencer (foyer do Teatro Martim Gonçalves), contendo 96 fotos.