Devido à sua carreira acadêmica dedicada à área das Ciências Políticas, a pesquisadora Celina Maria Souza, do Centro de Estudos e Pesquisas em Humanidades da Faculdade de Filosofia de Ciências Humanas da UFBA (CRH-FFCH), receberá na próxima segunda-feira (26/10), o Prêmio de Excelência Acadêmica Gildo Marçal Brandão, da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS). A premiação é concedida anualmente aos destaques nacionais nas área de Antropologia, Ciências Políticas e Sociologia, levando em conta as contribuições acadêmicas, produção intelectual e trabalho institucional, o que deixa a professora Celina Souza “ muito honrada diante do reconhecimento de sua trajetória de 30 anos, realizando estudos em Ciências Políticas”.
O prêmio será entregue em cerimônia que acontece a partir das 19h, no Hotel Glória, na cidade de Caxambu (MG), com a presença de pesquisadores de projeção nacional nas Ciências Sociais, e que participam da reunião anual da ANPOCS.
Celina Maria Souza
Atua como membro permanente do quadro de pesquisadores do CRH (Centro de Estudos e Pesquisas em Humanidades da FFCH). Foi professora da Escola de Administração da UFBA ao longo de toda a década de 1990. A seguir, tornou-se professora visitante na USP, onde se destacou na pesquisa e pós-graduação na área de Ciência Política, tendo papel chave na implantação da subárea de Políticas Públicas. Retornou à UFBA em meados dos anos 2000 e, desde então, integrou-se ao CRH, onde lidera o Grupo de Pesquisa do CNPq "Instituições Políticas Subnacionais". Bolsista de produtividade 1B do CNPq, atualmente tem atuado no Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, como professora visitante.
Celina é autora de centenas de publicações acadêmicas, entre livros, capítulos de livros e artigos. Destacam-se suas reflexões sobre federalismo e políticas públicas e suas análises sobre a Constituição de 1988. Alguns de seus principais títulos publicados são o livro “Constitutional Engineering in Brazil: The Politics of Federalism and Decentralization” e os artigos “Federalismo e Descentralização na Constituição de 1988: Processo Decisório, Conflitos e Alianças” e “Regras e Contexto: As Reformas da Constituição de 1988”.