Início >> Ufba Em Pauta >> Caravana da UFBA faz travessia interoceânica Brasil-Peru

Caravana da UFBA faz travessia interoceânica Brasil-Peru

Veículo doado pela Ford utiliza Biodiesel B100

 




Um grupo de pesquisadores e estudantes da UFBA propôs a criação da BIO10, rede sul-americana de pesquisa em bionergia, que tem por objetivo intercomunicar as universidades e grupos de pesquisa que se debruçam sobre o tema. Essa iniciativa potencializa o intercâmbio de professores, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação, bem como a realização de pesquisas conjuntas, dentre elas, a criação de um banco de dados comunitário sobre as pesquisas regionais e o desenvolvimento de novas tecnologias, além de ser o primeiro passo para a criação do Mapa da Bioenergia da América do Sul.
Para o lançamento desta rede os pesquisadores e estudantes estão desenvolvendo, em parceria com a Escola Politécnica, através do Centro Interdisciplinar de Energia e Ambiente (Cienam) e do Laboratório de Energia e Gás (LEN), mais o INCT - Energia e Ambiente e o Laboratório de Pesquisa em Química (LPQ) do Instituto de Química, a I Travessia Interoceânica B100 Brasil - Peru. O projeto consiste na realização de uma expedição em um veículo adaptado para ser abastecido com biodiesel puro (B100) produzido na Planta Piloto de Biodiesel da UFBA/Escola Politécnica, e que partirá de Salvador até a cidade de Ilo, na costa do Peru, em seguida retornando a Salvador, em um percurso de aproximadamente 13.000 km em seu trajeto total.
A viagem chama a atenção para o potencial de expansão dos bicombustíveis na matriz energética brasileira através do incentivo a pesquisas na área, contribuindo para o desenvolvimento de técnicas e tecnologias sustentáveis, eficientes e inovadoras. Durante o percurso, os alunos e pesquisadores envolvidos coletarão dados sobre a performance do veículo nas diferentes condições a que será submetido, através da utilização de modernos equipamentos de telemetria georreferenciados. A iniciativa já conta com o apoio da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Bioenergia (ANP) e da Ford Motor Company Brasil Ltda., que cedeu um veículo modelo Ranger para testes com o B100 e para realização da travessia. O veículo será entregue em um evento que contará com a presença dos integrantes do projeto, de representantes da Escola Politécnica, da Fundação Escola Politécnica, do Laboratório de Energia e Gás e do Gabinete da Reitoria.