A viabilização de um curso de mestrado profissional voltado aos servidores e a realização de ateliês pedagógicos para docentes são ações inéditas que marcam o atual Plano Anual de Capacitação dos Servidores (PAC/UFBA), elaborado pela Coordenação de Desenvolvimento Humano da Pró-Reitoria de Desenvolvimento de Pessoas (CDH-PRODEP). De acordo com a coordenadora de desenvolvimento de pessoas, professora Gisélia Santana Souza, mais de 30% dos servidores da Universidade já são beneficiados pelas ações do Plano Anual de Capacitação de Pessoal (PAC/UFBA), com diversos cursos de capacitação e concessão de auxílios para custeio de graduação ou pós-graduação lato e stricto sensu, em outras instituições de ensino.
O PAC/UFBA, que existe desde 2008, segue diretrizes da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal da Administração Pública Federal – PNDP, definida no Decreto 5.7070 de 23 de fevereiro de 2006 – e é concebido pelo Núcleo de Capacitação, o NUCAP da CDH-PRODEB, com o objetivo de capacitar e qualificar o quadro de pessoal da Universidade. Até o momento, o PAC concebido para o ano de 2016, já atendeu 1.016 servidores com a oferta de 22 cursos de capacitação; ateliês pedagógicos para docentes; auxílio financeiro para 63 (23 que são alunos de graduação; 40 de pós-graduação – 02 em Mestrado e 38 em especialização), além da viabilização da primeira turma de Mestrado Profissional em Administração, voltada a servidores da Universidade, informou a coordenadora.
Como diferencial neste período, a professora salientou que a CDH realizou estudos para oferecer opções de capacitação que levassem em conta o interesse institucional em melhorar a qualidade dos serviços prestados pela Universidade aos seus diversos públicos e a expectativa individual dos servidores em progredir em suas carreiras. “Apesar das limitações impostas pelo orçamento do núcleo que foi de R$ 700 mil para este ano, fizemos um levantamento de necessidades de treinamento e apresentamos ofertas realistas” disse ela, referindo às opções propostas ao longo do ano.
A docente também revelou que há planos de ampliação das ofertas para cursos e ateliês diversos aos servidores técnicos-administrativos e docentes, além da regularidade das turmas de mestrado profissional em Administração e o lançamento de editais para três novos mestrados profissionais voltados aos servidores, nos Institutos de Saúde Coletiva (ISC), de Humanidades Artes e Ciências Professor Milton Santos (IHAC) e no de Ciência da Informação (ICI), cada um com 20 vagas. Mas ela destacou que a concretização de tais projetos está condicionada à dotação orçamentária destinada à capacitação e qualificação dos servidores, para ano de 2017.
Mestrado Profissional
Pela primeira vez e em parceria com o Núcleo de Pós-Graduação da Escola de Administração (NPGA/UFBA), foi concebida uma proposta para a formação de uma turma de mestrado profissional, voltada aos servidores da UFBA. Segundo a professora Gisélia, “a inciativa é um marco inédito na história da capacitação da Universidade e a expectativa é de que todas as 30 vagas oferecidas possam ser preenchidas pelo nosso pessoal”, disse ela. O edital de seleção dessa turma do MPA foi lançado no último dia 06/08 e o processo seletivo está em andamento com resultado final previsto para o próximo dia 31/10.
Como o processo seletivo aos cursos de pós-graduação em Administração requer a aplicação de um teste elaborado pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD), contendo disciplinas específicas, o Núcleo de Capacitação da CDH montou cinco turmas de cursos preparatórios (Elaboração de Projetos, Inglês Instrumental, Português, Raciocínio Lógico, Quantitativo e Analítico), voltados aos servidores interessados em participar da seleção. Os conteúdos foram ministrados num total de 100 horas, por professores de váras áreas da UFBA e assistidos por 142 servidores, dentre eles, 95 submeteram-se à prova da ANPAD que foi aplicada no último dia 18/09, em Salvador.
De acordo com a professora, a oportunidade para esse nível de capacitação atende a uma reivindicação antiga da categoria e sua viabilização aconteceu como resultado do interesse em capacitar e qualificar pessoas, presente na atual gestão da UFBA. Ela também destacou que o anseio por um mestrado exclusivo, já era antigo, mas foi preciso um grande esforço para adequar os recursos disponíveis na CDH/PRODEP aos parâmetros do colegiado do curso.
Ateliês Didáticos
Outra novidade na capacitação e que obteve bons resultados, foi a capacitação de servidores docentes, mediante a realização de ateliês didáticos, em parceria com a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROGRAD). De acordo com Gisélia, essa nova proposta de capacitação para o desenvolvimento e aprimoramento de habilidades da docência atende a uma necessidade específica da Universidade e também conseguiu reunir muitos professores, um público que não era atraído pelas opções já existentes.
A primeira turma contou com 58 professores em torno das atividades que apresentaram estratégias e ferramentas pedagógicas para a aplicação no dia-a-dia das salas de aulas, observando um ajuste mais adequado no atual panorama de diversidade existente n UFBA. O envolvimento dos participantes possibilitou o desdobramento em outros ateliês temáticos, focados em planejamento, metodologias ativas e avaliação, informou a professora, sinalizando a realização de mais ateliês.