Início >> Ufba Em Pauta >> Biblioteca de Ciências e Tecnologias é entregue à comunidade UFBA

Biblioteca de Ciências e Tecnologias é entregue à comunidade UFBA

Novo prédio abriga acervo da área de Exatas

Num clima festivo e de congraçamento, a Biblioteca Universitária de Ciências e Tecnologias Professor Omar Catunda foi inaugurada na manhã da terça-feira (02/08).  A solenidade festiva, realizada na área de convivência do prédio reuniu representantes de todos os segmentos da comunidade universitária e também professores eméritos, como Arlete Cerqueira Lima, uma das fundadoras do Instituto de matemática da UFBA, na década de 1960.

O entendimento de que o edifício de quatro andares, depositário do acervo das áreas exatas – Matemática, Estatística, Ciência da Computação, Física, Química e Geociências – é muito mais que um espaço de estudos e informação, mas um lugar de convivência e encontros, foi a tônica dos pronunciamentos realizados.  De acordo com o reitor João Carlos Salles, “a nova biblioteca não é só da área das Exatas, mas uma conquista de toda a UFBA e também aberta aos interessados da sociedade.  É também um convite para a realização de mais projetos e trabalhos que levem à concretização de metas, sonhos e objetivos como este”, incentivou o Reitor, enaltecendo o ambiente inaugurado.

A superintendente do Sistema Universitário de Bibliotecas da UFBA (SIBI), professora Lídia Maria Batista Brandão Toutain, apresentou sua gratidão pela grandeza da obra, pois que não foram medidos esforços para alcançar a qualidade presente na nova unidade que será um ponto de inovação no mundo das ideias.  E o superintendente de Meio Ambiente e Infraestrutura (SUMAI), Fábio Velame, também pontou que as dependências do prédio favorecem a permanência, convivência e debate dos vários segmentos da comunidade universitária.

A biblioteca está localizada no campus de Ondina, em frente ao Instituto de Física e atrás da Faculdade de Arquitetura, tem 4,6 mil metros quadrados e reúne cerca de 40 mil volumes e centenas de periódicos, disponíveis ao público nos andares térreo, primeiro e segundo, sempre das 7h30 às 21h.  O terceiro andar abriga a sede do SIBI, setor responsável pela administração das 20 bibliotecas da universidade.  O quarto andar, que terá uma cafeteria com área de convivência e mirante para a parte baixa do campus, será aberto ao público posteriormente. 

Veja imagens do ato de inauguração

 

Obra de três reitores

A construção do prédio da biblioteca é fruto do trabalho de três reitorados. O projeto foi concebido no ano de 2009, na gestão do professor Naomar Almeida, período em que foi iniciada a primeira fase das edificações.  A segunda fase foi concluída no reitorado da professora Dora Leal Rosa e os trabalhos de acabamento foram finalizados na gestão atual, do reitor João Carlos Salles.   Ao todo, foram cerca de sete anos de construção que consumiram um volume de investimentos de R$ 8,6 milhões, informou o superintendente da SUMAI, Fábio Velame.

 

Homenagem ao professor Omar Catunda

A ocasião também foi momento de reverenciar à memória do matemático Omar Catunda que nomeia a nova biblioteca.  Com um relato emocionado e minucioso, a professora emérita Arlete Cerqueira Lima de 84 anos e que foi contemporânea do professor Catunda, no recém-criado Instituto de Matemática da UFBA e relembrou pontos da trajetória do pioneiro, destacando seus atributos de intelectual comprometido com o seu tempo e as causas sociais.  O professor do Instituto de Matemática, André Mattedi, também destacou de Omar Catunda, que se mudou para Salvador a fim de dirigir o Instituto de Matemática e Física, criado pelo então reitor Edgar Santos, em 1960 e no ano de 1968, criou e dirigiu o mestrado de matemática.