Início >> Ufba Em Pauta >> Aula pública em defesa do Pibid reúne estudantes, professores e gestores na Reitoria da UFBA

Programa é realizado em mais de 5 mil escolas no país

Na tarde desta sexta-feira, 23 de fevereiro, foi realizada no Salão Nobre da Reitoria da UFBA a Aula Pública sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da UFBA (Pibid), para reivindicar a prorrogação dos projetos em andamento, com o movimento denominado “Prorroga Pibid!”. A iniciativa é uma realização da comissão de mobilização em defesa do programa, composta por estudantes, professores dos cursos de licenciatura da UFBA e professores da educação básica.

A coordenadora geral do Pibid e professora da Faculdade de Educação da UFBA, Alessandra Assis, afirmou que o Programa está sob ameaça de ser encerrado ainda neste mês, com cancelamento de mais de 70 mil bolsistas e das atividades realizadas em mais de 5 mil escolas no pais, 60 delas parceiras da universidade.

Em seguida, o reitor da UFBA João Carlos Salles informou ao público presente que tratou do assunto recentemente junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e obteve como resposta a garantia de que o programa não será encerrado, com a previsão de que um novo edital seja aberto ainda no final do mês. No entanto, ele criticou o fato de o novo edital ser lançado apenas no momento em que se encerra o programa, o que poderá resultar em uma paralização das atividades.

Em sua exposição, Salles falou sobre a importância do pensamento crítico, que é próprio da universidade, e da inteligência colaborativa que leva em consideração o pensamento do outro e respeita a diversidade, em uma relação não autoritária. “Vivemos um tempo de intolerância”, observou o reitor, para reafirmar a universidade enquanto espaço de diálogo, construção do conhecimento e respeito à diversidade.

Para o pró-reitor de Graduação da UFBA, Penildon Silva Filho, o programa de iniciação à docência é imprescindível, uma vez que a formação de professores não depende apenas de aulas expositivas, mas demanda também a vivência no ambiente escolar, uma reflexão sobre o fazer pedagógico e o contado direto com a comunidade.

O representante do Fórum Nacional do Pibid, João Danilo, sinalizou a importância da relação entre bolsistas, professores supervisores e estudantes em sala de aula, destacando a atuação da Faculdade de Educação da UFBA para a formação dos professores que contribuem para educação pública em todo o Estado da Bahia.

O supervisor do Pibid UFBA do Colégio Estadual Manoel Novaes, professor Joaquim Amaral, compartilhou a sua experiência com o programa que permitiu o resgate do laboratório de química no colégio, favorecendo experiências significativas para os estudantes e o desenvolvimento de uma série de atividades práticas.

Em sua participação, Gabriel Freitas, estudante que faz parte do Programa, falou sobre a importância da organização coletiva que foi favorecida através programa, fundamental para a mobilização política em defesa do tema. Ele ressaltou a atuação junto à parlamentares no congresso nacional e o apoio da União Nacional dos Estudantes (UNE).

O deputado federal Nelson Pelegrino participou do evento e reafirmou o seu compromisso com a defesa do programa, destacando que o investimento na educação é uma condição fundamental para o desenvolvimento de um país. Ele recordou que a sua militância política se iniciou no movimento secundarista, e também apontou a importância do Pibid enquanto ação educacional voltada para as escolas públicas.

Durante o evento, foram apresentadas importantes ações Pibid da UFBA e suas diversas possibilidades de ações em prol da formação de professores e da melhoria da educação básica na rede pública de ensino do Estado da Bahia. Entre as quais clubes de ciências, elaboração e encenação de textos de teatro, construção de um jardim escolar enquanto pedagógico, visitas à universidade e participação dos estudantes em diversos congressos e seminários.

Participaram do encontro caravanas de estudantes, professores e gestores do colégio estadual de Plataforma, do colégio estadual Kléber Pacheco, do colégio Lomanto Junior e demais escolas parceiras da UFBA.