Início >> Ufba Em Pauta >> ArquiMemória 4: livro sobre requalificação de largos do Pelô

ArquiMemória 4: livro sobre requalificação de largos do Pelô

Obra reúne imagens e trabalhos com melhores idéia

.

O lançamento de um livro contando o processo de requalificação de três largos do Pelourinho marca a noite de hoje (14/05), no ArquiMemória 4 - Encontro Internacional sobre Preservação do Patrimônio Edificado, que é promovido pela Faculdade de Arquitetura da UFBA (FAUFBA) em parceria com o Instituto dos Arquitetos (IAB-BA), até o dia 17 no Centro de Convenções da Bahia. 

O livro intitulado “Concurso Nacional de Ideias – Requalificação de Largos no Pelourinho: Tereza Batista, Pedro Archanjo e Quincas Berro D´Água” reúne trabalhos selecionandos com as melhores idéias. O concurso foi promovido pelo Governo do Estado da Bahia no ano passado (2012), por meio do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC) da secretaria estadual de Cultura (Secult-BA), em parceria com o departamento baiano do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-BA). 

A obra tem 120 páginas - metade delas só de imagens antigas e atuais do Pelô e layouts dos cinco projetos selecionados entre os 35 entregues.  O restante é dedicado aos memoriais e ata de julgamento das propostas além de textos do secretário de Cultura do Estado, Albino Rubim, do diretor geral do IPAC, Frederico Mendonça, e do presidente do IAB-BA, Nivaldo Andrade, além da lista com o nome de todos os arquitetos participantes. 

A seleção das propostas foi feita por um júri internacional externo ao IPAC que, segundo informações do IAB-BA, tomou como princípios básicos de avaliação a acessibilidade, qualidade técnica, plasticidade e durabilidade dos materiais. O vencedor foi o arquiteto Arthur Casas, de São Paulo, que está terminando o projeto executivo dos largos, atendendo as orientações do Escritório Técnico de Licenciamento e Fiscalização (Etelf) - instância criada a partir de convênio entre o Instituto do Patrimônio Artístico e Histórico Nacional (Iphan), IPAC e Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom) da Prefeitura de Salvador. 

Às 18h quando acontece o lançamento do livro “Concurso Nacional de Ideias – Requalificação de Largos no Pelourinho: Tereza Baptista, Pedro Archanjo e Quincas Berro D´Água”, também será lançado outro livro: “Proteção do Patrimônio Cultural Brasileiro por meio de Tombamento: estudo crítico e comparado das legislações estaduais organizadas por regiões”. A publicação é fruto de um trabalho coletivo, de coautoria e organizado pelo professor Humberto Cunha, do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Direitos Culturais (GEPDC). Ele também é professor do curso de pós-graduação em Direito Constitucional da ESMEC (Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará).