Início >> Ufba Em Pauta >> Antropólogos estrangeiros compartilham experiências em evento no CEAO/UFBA

Antropólogos estrangeiros compartilham experiências em evento no CEAO/UFBA

Experiência de iniciação xamanística será um dos temas

O Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos (Pós-Afro) e o Centro de Estudos Afro-Orientais da UFBA (CEAO) organizam, entre os dias 24 e 26/08, um conjunto de atividades que serão conduzidas pelos Professores Drs. Pierre-Joseph Laurent e Anne-Marie Vuillemenot, da Universidade Católica de Louvain, Bélgica.

No dia 24/08, das 9 às 13h, será realizado o minicurso 1 (em francês, com tradução simultânea), com o tema “Xamanismos na Ásia Central e no Ladakh: coabitação com o sufismo e o budismo tibetano”, com a Prof.ª Anne Marie Vuillemenot. O minicurso 2, acontece 25/08, das 9 às 13h, com o tema “Quando a família cabo-verdiana é modulada pelo contexto do país de acolhimento dos fluxos migratórios”, com o Prof. Pierre-Joseph Laurent.

Também estão programadas duas conferências. A primeira será no dia 25/08, às 18h (em francês, com tradução simultânea), tendo como título "Como isso me fez verdadeiramente Xamã!”, ministrada pela Prof.ª Anne-Marie Vuillemenot. A segunda conferência, no dia 26/08, às 18h, abordará “Belezas Imaginárias: Antropologia do Corpo e do Parentesco”, com o Prof. Pierre-Joseph Laurent.

Os minicursos constituirão uma oportunidade para estes dois pesquisadores partilharem com os participantes a vasta experiência de terreno e a reflexão teórica e metodológica decorrentes do trabalho que ambos realizaram na Ásia Central e na África. As conferências, abertas a toda a comunidade soteropolitana, centram-se, a primeira, na experiência de iniciação xamanística de uma antropóloga; e a segunda, nas modulações familiares em contextos migratórios e de mobilidade transnacionais, a partir do caso cabo-verdiano.

Todas as atividades serão realizadas no Auditório Milton Santos/CEAO (Largo Dois de Julho, Centro - 40025-010 – Salvador/Bahia). Os participantes dos minicursos terão direito a um certificado de frequência. Para informações e inscrições, contatar a coordenação do Pós-Afro através do email: posafrocoord@ufba.br.

A Professora Anne-Marie Vuillemot é antrópologa, fisioterapeuta e osteopata, foi Diretora do Laboratório de Antropologia Prospectiva da Universidade Católica de Louvain. Ela trabalha sobre as sociedades pós-soviéticas da Ásia Central e, mais recentemente, começou a desenvolver trabalhos de campo em Cabo Verde. O Professor Pierre-Joseph-Laurent é antropólogo, membro da Real Academia Belga de Ciências, Diretor do Laboratório de Antropologia Prospectiva da Universidade Católica de Louvain. Possui um vasto conhecimento do continente africano, tendo trabalho de forma mais intensa em Burkina Faso e em Cabo Verde.