Início >> Ufba Em Pauta >> Alunos do Ensino Fundamental visitam projetos da Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia

Monitores da EMV guiarão as 70 crianças em visita

O Museu Interativo de Anatomia Comparada e a “Ecoestação da UFBA: um novo conceito de educação ambiental para as escolas” receberão, na manhã desta quarta-feira (dia 19 de setembro), a visita de cerca de 70 alunos do ensino fundamental do Colégio Sartre COC. Os alunos visitantes serão divididos em quatro grupos, destinados a diferentes ambientes, em sistema de rodízio, para facilitar a aprendizagem. Inicialmente, serão encaminhados ao auditório da Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia da UFBA para assistir a uma minipalestra sobre raiva e leishmaniose, esclarecendo os riscos, sintomas, formas de contágio, consequências, principais espécies afetadas, importância e as formas de prevenção.

A seguir, os alunos visitarão o projeto “Ecoestação na UFBA: um novo conceito de educação ambiental para as escolas”, vinculado à Atividade Curricular em Comunidade (ACC). Serão mostradas algumas espécies de colônias de abelha sem ferrão, sua biologia e a sua importância para a polinização das matas. Será exposta também a forma correta de produção de compostagem em miniminhocário residencial e noções de preservação ambiental. Segundo o coordenador desse projeto, prof. Guido Castagnino, os alunos serão estimulados a perceber que esses seres, mesmo tão pequenos, exercem atividades indispensáveis para o equilíbrio do ecossistema.

A atividade seguinte do grupo será uma visita até a sala de Anatomia Comparada, onde os alunos terão a oportunidade de conhecer os principais órgãos e aparelhos do corpo de animais através de peças anatômicas, vendo estes de maneira comparada entre as diferentes espécies. Como última atividade, o grupo visitará o “Museu dos Extintos”, vinculados à Atividade Curricular em Comunidade (ACC), composto por animais empalhados e esqueletos, que foram conservados após serem extintos devido à rápida degradação do meio ambiente. Em todas as atividades, os alunos serão dirigidos e orientados por monitores, responsáveis pela apresentação do espaço e de cada peça em particular.

Segundo a coordenadora do Museu, Profa. Maria das Graças Farias Pinto, esta é a segunda visita dessa escola a essas atividades, demonstrando o sucesso da iniciativa. O Museu Interativo de Anatomia Comparada e a Ecoestação na UFBA estão abertos à visitação para as escolas interessadas. Mais informações: Profa. Maria das Graças Farias Pinto - pintogra@ufba.br ou (71) 8715-4451 e 3283-6715.

Guido Laércio Bragança Castagnino - guidocastagnino@ufba.br (71) 32836719