Início >> Ufba Em Pauta >> Aluno da UFBA ganha prêmio da área de construção civil

Aluno da UFBA ganha prêmio da área de construção civil

Ártano Santos é estudante da Escola Politécnica

O estudante Ártano Silva dos Santos, aluno da graduação em Engenharia Civil da UFBA, na Escola Politécnica, recebeu no dia 8 de dezembro o prêmio correspondente ao terceiro lugar da 17.ª edição do Prêmio CBIC de Inovação Tecnológica – Concurso Falcão Bauer. A premiação ocorreu em Brasília, no auditório da sede da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). O prêmio tem por objetivo a busca da inovação tecnológica para a indústria da construção, e premiar trabalhos de pesquisa com comprovada eficiência em modernização do processo construtivo; industrialização; aumento da produtividade; redução dos custos; redução dos custos homem/hora por metro quadrado; sustentabilidade; racionalização dos recursos naturais; e redução e reutilização dos resíduos da construção.

Com o auxílio de seu orientador, Prof. Armando Sá Ribeiro Júnior, o estudante desenvolveu o tema “Formas metálicas imantadas”, cujo principal objetivo é descrever a implantação de uma forma de fácil montagem e desmontagem, reduzindo o uso de insumos, aumentando a vida útil do material, podendo ser usada diversas vezes em diferentes obras e sua integridade não ser profundamente prejudicada, reduzindo assim significativamente o número e tempo de operários para desempenhar a mesma função, contribuindo para um desenvolvimento sustentável.

De acordo com Ártano Santos, “com a implantação dessas formas a produtividade aumenta cerca de 30% em comparação aos similares convencionais. Segundo Paulo Nobuyoshi Assahi, diretor da Assahi Engenharia, a execução da estrutura consome, aproximadamente, 50% do prazo total de execução. Por sua vez, a forma é responsável por 60% desse total, concluindo-se que ela consome 30% do prazo total do empreendimento”. O projeto será desenvolvido com mais afinco por Ártano e seu orientador, também gestor da Inovapoli, com a finalidade de torná-lo economicamente sustentável.