Pelo terceiro semestre, o Instituto de Biologia da UFBA, através do Prof. Miguel Accioly, oferecerá 10 vagas para estudantes de quaisquer cursos da Universidade participarem da ACC Mapeamento Biorregional Participativo em Comunidades Costeiras. A seleção será na próxima segunda feira (dia 12 de março), às 16 h, no Anfiteatro 02 do Instituto de Biologia. Às 14h do mesmo dia haverá aula pública (opcional) para esclarecimentos.
A elaboração de mapas biorregionais tem como objetivo geral empoderar as comunidades com diagnóstico e planejamento ambiental autônomo, com vistas a promover a sustentabilidade das atividades produtivas e culturais. Incentivando também a conservação ambiental, a redução de conflitos de uso dos territórios produtivos, o aumento da participação social em espaços de regulação e a fiscalização institucional.
Serão cinco finais de semana em campo em comunidade pesqueira/quilombola, além de duas horas semanais de aula nas segundas-feiras, das 16 às 18h, no Instituto de Biologia. Sua concepção parte de uma visão mais ampla do processo de aprendizagem e aplicação dos conhecimentos, que, ao contrário da abordagem cognitiva conservadora, situa-se numa prática que é parte do processo de construção social da realidade, entrelaçada com a cultura e a política, constituindo comunidades de prática, tendo como base uma proposta de "aprender fazer fazendo" sem hierarquia de saberes. No semestre passado essa ACC foi realizada em comunidades quilombolas pesqueiras do Vale do Iguape, as quais produziram um vídeo bastante esclarecedor sobre essa atividade, disponível em http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=56VsTNz4ri4.
Mais informações: www.marsol-ufba.blogspot.com /marsol.ufba@gmail.com / 71 3283-6569