Início >> Ufba Em Pauta >> Abrasco cria forum de coordenadores de cursos em Saúde Coletiva

Abrasco cria forum de coordenadores de cursos em Saúde Coletiva

Regulamentação da profissão em foco

No dia 25 de agosto, o I Congresso de Política, Planejamento e Gestão em Saúde foi cenário da criação do Fórum de Coordenadores dos Cursos de Graduação em Saúde Coletiva da Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (Abrasco). A solenidade de implantação foi conduzida pelo presidente da entidade, Luiz Facchini, e contou com a participação de Bianca Borges, Roberto Medronho, Ricardo Ceccim e Eduardo Mota, diretor do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA (ISC). "Os desafios são muitos, não só para a Abrasco, mas para cada um dos cursos de graduação em Saúde Coletiva. Temos o compromisso de trabalhar para conseguir não só competência profissional, mas competência ética no sentido do compromisso social, da luta contra as inequidades e as desigualdades", afirmou Facchini.

Bianca, que representou os alunos de graduação, salientou que existem questões emergenciais sobre os novos cursos que precisam ser discutidas, como referenciais teóricos, diretrizes curriculares mínimas, definição do perfil do egresso, regulamentação da profissão, as variadas formações e seus diferentes focos, além da mobilização estudantil. No encerramento da solenidade de implantação ficou estabelecido que o forum terá dois encontros anuais e foi solicitado que os representantes defina a pauta dessas reuniões. No final da sua fala, Facchini anunciou a "Agenda de Transformação da Abrasco", que será tema de um minicongresso que reunirá os integrantes dos GT´s, Comissões e Fóruns da Associação com o objetivo de repensar a estrutura, dinâmica de funcionamento, organicidade e perspectivas da associação. O minicongresso será realizado em abril de 2011, em São Paulo, durante o Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde. "Em novembro de 2011, durante o Congresso de Epidemiologia, será feita uma proposta de modificação do estatuto da Abrasco para que ele possa abrigar a inovação que estamos vivendo", concluiu Facchini.