Início >> Ufba Em Pauta >> Aberto o cadastramento de estudantes da UFBA para as Tendas Virtuais

Aberto o cadastramento de estudantes da UFBA para as Tendas Virtuais

Laboratório do PAF 2 totalmente adapatado

Os estudantes de graduação da Universidade Federal da Bahia, devidamente matriculados no Semestre Letivo Suplementar (SLS) já podem realizar o cadastro para utilização dos espaços de estudos e acesso à Internet, disponibilizados pelo Projeto Tendas Virtuais, serão atendidos prioritariamente estudantes cadastrados na Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil (Proae) e não cadastrados com renda abaixo de 1,5 salários mínimos. O cadastramento deve ser feito mediante o preenchimento do documento – composto de formulários para inserção de informações pessoais mais termo de compromisso para observação das exigências sanitárias no uso das instalações.

“Neste cadastro, o estudante poderá escolher até dois turnos por semana  em um dos laboratórios componentes das Tendas que funcionarão de  segunda a sexta-feira, das 8 às 12h e das 14 às 18h”, informa a pró-reitora de ações afirmativas e assistência estudantil, Cássia Virgínia Maciel. São ofertadas cerca de 700 vagas nos pontos de estudos, distribuídos entre o Pavilhão de Aulas Reitor Heonir Rocha (Pavilhão de Aulas do Canela); Pavilhão de Aulas Federação (PAF 02, Ondina) e Pavilhão de Aulas Thales de Azevedo (São Lázaro).  A partir do dia 29/10, os locais já estarão liberados para os usuários devidamente credenciados.

Nos dias 26, 27 e 28/10, membros da equipe executiva do projeto – pró-reitorias de Administração (Proad) e de Assistência Estudantil e Ações Afirmativas (Proae), Superintendências de Administração Acadêmica (Supac), de Meio Ambiente (Sumai) e de Tecnologia da Informação (STI), Serviço Médico Universitário Rubém Brasil (Smurb) e Coordenação dos Pavilhões estudantis (Ciep) – mais representantes da Administração Central da UFBA, Assufba, Apub  e DCE visitarão as instalações para conhecer a infraestrutura e detalhes das Tendas Virtuais.

Durante a visitação, colaboradores ligados ao projetos como trabalhadores técnicos-administrativos, terceirizados e monitores que atuarão nas Tendas Virtuais realizarão testagem para Covid-19. A medida será estendida gradativamente aos usuários das tendas em ação conjunta com a Faculdade de Farmácia da UFBA.

Tendas Virtuais

O Projeto Tendas Virtuais tem o objetivo de prover inclusão digital para estudantes de graduação em situação de vulnerabilidade socioeconômica durante o Semestre Letivo Suplementar (SLS 2020), em espaços seguros a fim de facilitar o acesso a equipamentos e conexão de internet nos campi da Universidade.

Devido ao momento de emergência sanitária, o projeto foi formatado levando em conta todo o protocolo de segurança para prevenção à transmissão novo coronavírus. Os laboratórios de informática da UFBA, que compõem o Projeto Tendas Virtuais, passaram por adequações físicas para atender medidas sanitárias de prevenção à COVID-19, recomendadas pelas autoridades sanitárias.

Os espaços contarão com a atuação presencial de monitores – das áreas de saúde e informática – visando à promoção de boas práticas de biossegurança nas tendas, sob supervisão da Proae e do Smurb. Serão 40 monitores de saúde com atribuições como organização dos laboratórios, aferição de temperatura, recomendações gerais sobre deslocamento individual, higiene das mãos com água e sabão ou álcool em gel 70%, distanciamento social e correto uso de máscaras e 50 monitores de informática que prestarão suporte de Tecnologia da Informação.

O acesso dos usuários será permitido, mediante a aferição de temperatura com uso de termômetro sem contato e observando o uso obrigatório de máscara, durante todo o período em que estiver nas dependências da universidade.  Haverá álcool em gel para higienização das mãos, disponível nos locais.  Os usuários que apresentarem temperatura acima de 37.5 ou sintomas gripais serão orientados a realização do teste para detecção do SARS-COV-2, pelo Laboratório de Análises da Faculdade de Farmácia da UFBA.

O Projeto Tendas Virtuais é uma ação da UFBA, através de recursos próprios, para fomentar a inclusão digital a fim de ampliar a possibilidade de permanência bem-sucedida durante o SLS, pois numa pesquisa realizada recentemente – disponível na aba Enquete do portal UFBA em Movimento – verificou-se que 27% de seus estudantes têm poucas ou nenhuma condição de aprendizagem online (acesso a equipamentos tecnológicos e conexão à Internet).

Medidas adotadas para o funcionamento no local

- Uso de garrafas individuais para evitar o uso de bebedouros (não serão utilizados bebedouros de acionamento manual com jato de água).

- Observação da demarcação de deslocamento, no sentido de entrada e saída (do portão até às entradas dos laboratórios) e das barreiras para minimizar a formação de grupos aglomerados e dispersão para outros espaços.

- Circulação restrita ao ambiente das Tendas.

- Exposição de cartazes informativos a respeito da prevenção da COVID-19.

- Disponibilizar álcool em gel nos laboratórios para uso das/os estudantes.

- Preferência da ventilação natural.

- Vedada a realização de eventos internos e externos aos laboratórios que possam caracterizar aglomeração de pessoas.

- Trabalhadores e monitores usando equipamento de proteção individual.