Uma ação conjunta para combater o mosquito da dengue está em andamento no campus universitário de Ondina, desde o mês passado. Realizada pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) do município de Salvador e pela Coordenação de Meio Ambiente (CMA) da UFBA, a iniciativa tem o objetivo de contribuir para a redução dos índices de infestação da área, conter a dispersão ativa e passiva do vetor para áreas não infestadas, prevenir a ocorrência de casos e surtos epidêmicos de dengue, além de bloquear sua amplificação a outros territórios.
A atividade acontece mediante orientações à comunidade acadêmica e empresas terceirizadas para adotarem medidas preventivas contribuindo para uma contínua diminuição da infestação no campus. De acordo com o Programa Municipal de Controle da Dengue, a área da UFBA em Ondina, é classificada como um Ponto Estratégico (PE) para o serviço de controle vetorial e vem sendo trabalhado anualmente com periodicidade quinzenal por meio de vistorias, realizadas pelos Agentes de Combate a Endemias do Centro de Controle de Zoonozes, as quais estão sendo acompanhadas pelos técnicos da CMA.
De acordo com um levantamento realizado pelo CCZ no mês de setembro deste ano, o Bairro de Ondina apresentou um alto índice de infestação do Mosquito da Dengue com um IIP (Índice de Infestação Predial) igual a 4%, quando o ideal seria um valor abaixo de 1%. Valores maiores ou iguais a 4% indicam que há um risco de surto de dengue. Para fortalecer a campanha contra o Mosquito da Dengue, o Grupo de Mobilização Social do CCZ realizou, no dia 09 de outubro, uma palestra no Auditório do PAF III voltada para os funcionários da empresa terceirizada responsável pela conservação das áreas verdes da Universidade. No evento, que contou com a participação de cerca de 90 pessoas, foram abordados os sintomas da Dengue, o ciclo biológico do Aedes aegypti e as medidas preventivas voltadas para o controle do mosquito na área do campus.