UFBA sedia encontro estadual do Plano Nacional de Alimentação Escolar
Enviado por lucas.ls em sex, 29/08/2025 - 21:04



A Universidade Federal da Bahia lamenta o falecimento neste domingo, 18 de fevereiro de 2026, aos 103 anos, do professor José Newton Alves de Sousa. Lotado na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas de 1972 a 1997, trabalhou por longos anos no gabinete do Reitor e foi secretário dos Conselhos Superiores da Universidade ao longo de várias gestões.


Diante da intervenção militar das Forças Armadas dos Estados Unidos da América na Venezuela, que resultou na captura de seu presidente, a Universidade Federal da Bahia (UFBA) manifesta seu mais veemente repúdio a esse grave atentado ao direito internacional e à soberania de um país da América Latina. Trata-se de uma ação inaceitável, que fere princípios fundamentais da convivência entre as nações e compromete a estabilidade regional.

Em nota recente, a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) alertou toda a sociedade brasileira para sua profunda preocupação com os cortes promovidos pelo Congresso Nacional no orçamento das Universidades Federais durante a tramitação do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2026.


A Universidade Federal da Bahia (UFBA) lamenta, com profundo pesar, o falecimento do servidor técnico administrativo Paulo Roque Pereira Bispo, ocorrido neste sábado, 27 de dezembro de 2025.

A Universidade Federal da Bahia (UFBA) lamenta, com profundo pesar, o falecimento de Carmen Oliveira da Silva, ocorrido nesta sexta-feira, dia 26 de dezembro de 2025. Mãe Carmen do Gantois ou Mãe Carmen de Oxalá, foi a Ialorixá do Candomblé do Terreiro do Gantois, templo religioso dos mais conhecidos e respeitados Brasil. Era a filha mais nova de Mãe Menininha do Gantois, sendo a irmã caçula de Mãe Cleusa Millet, ambas Ialorixás que a antecederam.

A Universidade Federal da Bahia (UFBA) manifesta sua plena concordância e integral apoio à nota divulgada pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), em 22 de dezembro de 2025, e repudia veementemente os cortes no orçamento das Universidades Federais aprovados pelo Congresso Nacional no âmbito do Orçamento de 2026.

A Universidade Federal da Bahia manifesta sua posição acerca do Projeto de Lei nº 6.170/2025, que trata da reestruturação da carreira dos servidores e servidoras Técnico-Administrativos em Educação (TAE), da implementação do Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) e reafirma o reconhecimento ao papel fundamental desempenhado pelos TAE na garantia da qualidade das atividades de ensino, extensão, pesquisa e gestão universitária.