Edgard Santos
Edgard Santos nasceu em Salvador, em 1894. Diplomado em medicina, fez especialização em cirurgia em São Paulo. Ao retornar, ingressou na cátedra de Patologia e Cirurgia e dirigiu a Faculdade de Medicina.
Edgard Santos nasceu em Salvador, em 1894. Diplomado em medicina, fez especialização em cirurgia em São Paulo. Ao retornar, ingressou na cátedra de Patologia e Cirurgia e dirigiu a Faculdade de Medicina.
Albérico Fraga substituiu Edgard Santos. Seu reitorado foi prejudicado por dificuldades financeiras e pelas perturbações políticas nacionais, durante a presidência de Jânio Quadros.
Miguel Calmon , engenheiro civil, ingressou na academia como professor das Escolas Eletromecânica e Politécnica. Foi fundador e professor da Faculdade de Ciências Econômicas, de onde saiu para a função de reitor.
Roberto Santos cursou medicina, trabalhou em hospitais universitários americanos e, de volta, especializou-se em clínicas médicas e pesquisa no Hospital das Clínicas. Quando reitor, reestruturou a Universidade, implantou os Institutos de Matemática, Física e Química e deu início aos de Biologia e Geociências.
Lafayete Pondé nasceu em Salvador, em 1907. Formado em direito, foi, na carreira acadêmica, professor de direito e filosofia, além de diretor das Faculdades de Economia e Administração.
Augusto Mascarenhas assumiu o reitorado depois de vice-reitor de Lafayete Pondé. Presidiu a Câmara de Pós-Graduação e Pesquisa e coordenou o Convênio Fundação Rockfeller/UFBA. Recuperou o campus de Cruz das Almas, construiu o prédio da Faculdade de Medicina e pôs em andamento as obras da Faculdade de Filosofia.
Macedo Costa nasceu em Sergipe, em 1925. Formou-se em medicina e, depois de concluir o mestrado, assumiu a cátedra de Fisiologia. Como reitor, construiu várias unidades, entre as quais, a Biblioteca Central, em Ondina.
Germano Tabacoff ingressou na Faculdade de Odontologia, logo depois de emancipada da Faculdade de Medicina. Foi reitor interino no período de Macedo Costa e, em 1984, assumiu efetivamente a função.
Rogério Vargens nasceu em Salvador, em 1942. Engenheiro civil, graduado na Escola Politécnica, fez pós-graduação no exterior. Ingressou na UFBA como docente, onde exerceu cargos administrativos.
Eliane Azevedo formou-se em medicina, em 1951. Desde cedo, envolveu-se com a área de Genética Humana. Atuou longo tempo no ensino e pesquisa, e fez doutorado e pós-doutourado no exterior. Exerceu os cargos de Pro-Reitora e Vice-Reitora, antes da função de reitora.
Felippe Serpa nasceu no Rio de Janeiro, em 1936. Ingressou na área de educação na Bahia, depois de convidado por Edgard Santos para estruturar os departamentos de Física e Geociências, no início dos anos 1960. Graduado em física, realizou importantes pesquisas em educação em diversas universidades brasileiras.
Heonir Rocha, nascido no interior do Piauí, graduou-se em medicina em Salvador. Em São Paulo, trabalhou no Hospital das Clínicas e, depois, seguiu para os Estados Unidos. Foi chefe do Serviço de Nefrologia, do Departamento de Medicina, diretor da Faculdade de Medicina, Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação e reitor.
Naomar de Almeida Filho é formado em medicina na turma de 1975. Tem mestrado em saúde pública e doutourado em epidemiologia. Exerceu seu primeiro mandato como reitor em 2002, sendo reconduzido ao cargo em 2006. É professor titular de epidemiologia no Instituto de Saúde Coletiva da UFBA
Dora Leal Rosa se formou em ciências sociais em 1969. Sua carreira foi voltada à área de educação, com ênfase em sociologia e antropologia da educação. Construiu sua carreira acadêmica e profissional especialmente na UFBA, local em que ocupou cargos administrativos diversos. Foi também diretora geral da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado Bahia (Fapesb), entre 2007 e 2009.
João Carlos Salles Pires da Silva, reitor da UFBA por dois mandatos, nasceu em Cachoeira – BA, em 1962. Licenciado e Mestre pela UFBA, é Doutor em Filosofia pela Unicamp. Professor titular do Departamento de Filosofia da UFBA, é pesquisador do CNPq. Foi presidente da Associação Nacional de Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES). Foi presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF) e da Sociedade Interamericana de Filosofia (SIF). É membro da Academia de Letras da Bahia e da Academia de Ciências da Bahia. Autor de vários livros, publicou mais recentemente Gatos, Peixes e Elefantes: A Gramática dos Acordos Profundos (Aretê, 2024) e Entreato: Exercícios de Política e Filosofia (Quarteto, 2024).