Em um desdobramento das discussões sobre clima urbano e mudanças climáticas que envolvem as Universidades alemães de Kassel, Freiburg e Essen, e as Universidades Federais da Bahia (UFBA), de Minas Gerais (UFMG) e de São Carlos - SP (UFSCar), além da Universidade de São Paulo (USP) e UNICAMP, Salvador vai sediar, nos dias 14 e 15 de fevereiro, mais uma reunião técnica do projeto de pesquisa “Clima Urbano, Planejamento Urbano e Mudanças Climáticas”. O projeto ensejou, em novembro do ano passado em Salvador, a realização do Simpósio Internacional Clima, Planejamento Urbano e Saúde Pública.
Para divulgar as pesquisas em curso, no próximo dia 15, às 9h, a UFBA, o Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), e o Instituto Cultural Brasil-Alemanha (ICBA) promovem a palestra do professor Wilhelm Kuttler, da Univeridade de Essen, aberta ao público, que falará sobre o clima urbano e a poluição do ar, antecedido de café da manhã na Escola Politécnica da UFBA, Auditório Magno Valente.
Na reunião com os especialistas em estudos climáticos do Brasil e da Alemanha serão apresentados os trabalhos desenvolvidos pelos professores Jussana Nery (Laboratório de Conforto Ambiental – LACAM-UFBA), Eleonora Assis (UFMG) e Lutz katzschner (UniKassel - Alemanha). A programação da visita técnica se estenderá por Belo Horizonte (dia 16) e São Paulo (dia 18). Constam ainda na programação palestras da professora Telma Andrade (UFBA), diretora de Fortalecimento Tecnológico Empresarial da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI-BA) e de suas orientandas no MEAU da UFBA, Sandra Miranda, Joana D'Arc Morais e Lucimary M. Gomes.