Início >> Ufba Em Pauta >> Hospital das Clínicas inaugura nova ala de terapia renal

Hospital das Clínicas inaugura nova ala de terapia renal

.
O Serviço de Terapia Renal Substituta do Hospital das Clínicas será inaugurado no dia 29 de janeiro, a partir das 15h. A unidade abre com 13 máquinas de diálise, sendo duas destinadas para a UTI e uma de reserva, para backup. 
 
A Unidade é referência no estado para atendimento de hemodiálise (procedimento que filtra o sangue quando os rins não estão funcionando adequadamente), diálise peritoneal (técnica de substituição da função renal) e diálisepPeritoneal ambulatorial contínua (CAPD, usada em pacientes com insuficiência renal crônica). 
 
O local passou por reforma e ampliação e será inaugurado com uma área de aproximadamente 800 metros quadrados. Os investimentos totalizam pouco mais de 840 mil reais, incluindo obra, aquisição do sistema de tratamento de água, nove máquinas de hemodiálise, três reprocessadoras capilares e um contrato para análise microbiológica da água.
 
Inicialmente, serão, em média, 100 atendimentos por semana, nos turnos matutino e vespertino, número que pode ser ampliado. Os pacientes deverão ser encaminhados via regulação pela Comissão de Nefrologia do estado. O serviço conta com uma equipe multidisciplinar de profissionais especializados, com 9 médicos, 6 enfermeiros assistenciais, uma enfermeira responsável técnica, 21 técnicos de enfermagem, uma nutricionista, uma assistente social e um psicólogo.
 
Segundo a assessoria de comunicação do hospital, para o superintendente, Profº Antonio Carlos Lemos, essa conquista é de extrema importância para o Hospital, pois conseguirá ampliar a rede de assistência aos usuários do SUS no Estado da Bahia. O Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos, do qual o Hospital das Clínicas faz parte, é gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que atua na gestão de hospitais universitários federais.
 

*Com informações e fotos da ASCOM/Hupes comunicação.hupes@ebserh.gov.br