Início >> Ufba Em Pauta >> Ufba reage ao agravamento da violência dos seus campi

Ufba reage ao agravamento da violência dos seus campi

Câmeras identificam suspeito de sequestros

 

A segurança é um assunto central e permanente da gestão da Universidade Federal da Bahia, que vem adotando um conjunto articulado de medidas destinadas a reforçar a segurança da comunidade universitária e da população baiana que frequenta seus campi, preservando, ao mesmo tempo, sua essência de espaço aberto e acolhedor.

Na última sexta-feira, 20 de julho, uma estudante foi vítima de sequestro no estacionamento do PAF V, campus de Ondina. A reitoria da UFBA, de imediato, buscou prestar a assistência necessária à vítima, ao tempo em que entrou em contato com a delegacia da Polícia Civil responsável pela apuração do crime e, desde então, colabora ativa e decisivamente com a investigação, fornecendo elementos fundamentais para a conclusão desta, que incluem imagens das câmeras de segurança da universidade. Foram também intensificadas medidas como a revisão da iluminação e poda da vegetação, no local e em todo o campus, instalação de novas câmeras e reposicionamento das já existentes.

A administração também convidou a Polícia Militar para uma reunião, realizada na tarde da terça-feira, 24 de julho, no salão nobre da reitoria. Da conversa, ficou acertado o imediato reforço do policiamento das vias urbanas do entorno dos campi, realizado pela Ronda Universitária da PM. A equipe comandada pelo major Marcos Vinícius Vergne de Carvalho, coordenador de Operações Especiais, foi recebida pelo reitor em exercício, Paulo Miguez, equipe da Coseg e outros integrantes da administração central.

Já se encontra implantada a primeira etapa do projeto de monitoramento dos veículos mediante prévia identificação por meio de adesivo. A segunda etapa do monitoramento será iniciada e aperfeiçoada logo que a licitação para aquisição de guaritas e as reformas e adequações das atualmente existentes estejam concluídas.

Organização da Segurança na UFBA

O sistema de segurança da UFBA é gerido pela Coordenação de Segurança (COSEG), que além de fiscalizar os serviços terceirizados, propõe e realiza melhorias contínuas no sistema.

Quantitativamente, o sistema é composto de 946 colaboradores - vigilantes (homem/hora em postos fixos e rondas móveis), porteiros e recepcionistas - equipados com rádios de comunicação de grande alcance, veículos e motos.

596 câmeras de alta resolução de imagem e com infravermelho foram recentemente licitadas e estão sendo distribuídas estrategicamente nas recepções, portarias, estacionamentos e demais áreas, possibilitando o monitoramento com controle e comando por circuito fechado de televisão – CFTV. A manutenção e melhoramento contínuo da iluminação e os cuidados com a poda regular de árvores também são componentes do sistema de segurança.

O aumento de episódios de violência na universidade está diretamente relacionado ao crescimento da violência em Salvador e em todo o país. Nesse contexto, à reitoria cabe implantar e intensificar iniciativas que contribuam para um clima de tranquilidade entre a comunidade universitária, preservando a sua inserção e abertura à cidade de cujo tecido urbano, social, econômico e cultural é parte integrante.