Os professores e pesquisadores da Universidade de Paris – Sophiapol, Christian Lavale Pierre Dardot são convidados do ciclo de palestras que acontecerá antes, durante e depois do Congresso de Ensino Pesquisa e Extensão da Universidade Federal da Bahia, marcado para os próximos dias 16 a 18/10. A partir do dia 13/10 começam as atividades com o objetivo de incentivar a efervescência cultural esperada para o Congresso 2017 e a previsão é que só terminem em 19/10. Além das conferências, palestras, mesas de debates e seminários, o congresso será marcado por performances culturais já no ato de abertura com múltiplas manifestações – música, performance, instalações, exposições, depoimentos, vídeos – a fim de “celebrar e defender a universidade pública, gratuita, inclusiva e de qualidade, como caminho e direito inalienável da sociedade brasileira”, afirma o reitor João Carlos Salles.
Ao longo do evento, ocorrerão mesas abordando temáticas diversas como – as águas e os bairros de Salvador; os desafios da integração latino-americana: soberania e integração dos povos por um outro modelo de desenvolvimento; democracia e comunicação: alternativas ao poder das grandes corporações de comunicação; a nova onda de intolerância/discriminações no mundo e no Brasil: negros, povos indígenas e outros, intolerância religiosa; gêneros em movimento: a revolução dos gêneros e o impacto sobre a cultura social dominante (trans, mulheres, LGBT, feminicídio etc.); culturas em resistência e luta: a cultura popular pede passagem, juventudes e poetas; a quarta revolução industrial e a repercussão no mundo do trabalho e em diversas profissões e mudanças climáticas.
Laval e Dardot
Na programação com os professores da Universidade de Paris, cujo objetivo é pensar conjuntamente um projeto de emancipação para o século XXI, já estão definidas as seguintes atividades: no dia 13/10 às 16h, a primeira conferência será de Christian Laval, “a instituição do comum: refundar os serviços públicos e a democracia social”. No dia 17/10, já durante o congresso, o professor Dardot profere a segunda conferência “o comum ou a democracia contra a soberania do estado nacional”, às 18h salão nobre da reitoria da UFBA. E no pós-congresso, dia 19/10, o mesmo professor da universidade de Paris ministra a terceira conferência com o tema “direito do comum e a emancipação do trabalho”.
Em todas as atividades ocorrerá o lançamento do livro “Comum”, de autoria dos dois pesquisadores franceses. A obra publicada pela Editora BOITEMPO junto como Instituto Francês de Cultura (da Embaixada da França no Brasil) concentra-se na emancipação no século XX. A extensa programação de Pierre Dardot e Christian Laval na Universidade é proporcionada pela BOITEMPO, USP, SESC-SP e UFRJ.
Mantenha-se informado sobre tudo que acontecerá no evento, acessando o site do Congresso UFBA 2017 .
Fonte: EdgarDigital