A partir de quinta feira (16/03), a Saladearte UFBA, localizada no pavilhão de Aulas do Canela (PAC), exibirá, no início de todas as sessões, pequenos vídeos com a fala professoras e professores que marcaram a educação na Bahia. São depoimentos colhidos pelo projeto Memória da Educação na Bahia, coordenado pelo professor Nelson Pretto, da Faculdade de Educação da UFBA, com apoio do CNPq.
Os vídeos completos e os clips estão disponíveis na plataforma Rede de Intercâmbio da Produção Educativa (RIPE), outro projeto desenvolvido pelo grupo de pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologia (GEC) com apoio da Superintendência da Tecnologia da Informação (STI) da UFBA. Os clips sobre a Educação na Bahia também estão sendo veiculados pela TVE Bahia (Canal 10.1) e, com isso, se quer resgatar a história da educação, valorizando a fala daqueles viveram esses momentos significativos e que, muitas vezes, ficam completamente esquecidos.
O primeiro clip, com o depoimentos do radialista Perfilino Neto, destaca a importância de três mulheres, as primeiras diretoras do IRDEB, na implantação do rádio educativo no estado na década de 1970. São as homenagens do projeto e da Saladearte Cinema à Rute Vieira, Noelia Pessoa e Aristocléa Macedo pelo seus papeis protagonistas na educação baiana.
Já foram entrevistados para o projeto, Iracy Picanço, Edvaldo Boaventura, Roberto Santos, Leda Jesuíno, Dilza Ata, Silvestre Teixeira, Makota Valdina, Hélio Duarte, Mariaugusta Rosa Rocha, Elizete Passos, Teresinha Fróes, Mary Arapiraca, Vanda Machado, entre outros, estando todo o material livre para ser visto e copiado emhttp://ripe.ufba.br/memoria-da-educacao-na-bahia