A cultura e a história de Moçambique, assim como suas relações com o Brasil, são o foco da primeira edição do projeto Cinemundo que exibirá filmes do país africano de língua portuguesa, em sessões gratuitas que acontecem nos dias 18, 19 e 20/04, sempre às 19h, nos Auditórios Nadja Viana (18 e 19) e João Gonçalves (20), no PAF I (Campus da UFBA em Ondina).
O primeiro filme a ser exibido será “O último voo do Flamingo” na segunda-feira (18). A ficção, baseada no livro de mesmo nome do escritor moçambicano Mia Couto, mostra o contraste entre cultura local e internacionalização em Moçambique. Já na terça-feira (19), o documentário “Maputo: Ethnography of a Divided City”, abordará as transformações da capital moçambicana, Maputo, a partir do dia a dia de moradores de origens diversas da cidade. No último dia,quarta-feira (20), o público vai assistir ao documentário “Terra: amanhã será tarde”, que retrata os desafios de Moçambique na gestão e administração de suas terras.
Logo após às sessões, haverá reflexões sobre as questões suscitadas pelos filmes em debates mediados pelo vice-reitor da UFBA, Paulo Miguez, a Pós Doutoranda do PPGRI, Tacilla Siqueira, e a professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) Elga Lessa. A sinopse dos filmes e a programação completa estão disponíveis no site: conjunturamundialufba.wordpress.com.
O projeto Cinemundo
É realizado pelo Laboratório de Análise Política Mundial (Labmundo), em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Universidade Federal da Bahia (PPGRI/UFBA). A proposta do Cinemundo, que inicia com o tema “África”, segundo a coordenadora do Labmundo em Salvador, Elsa Kraychete, é dar visibilidade às produções cinematográficas que não são encontradas facilmente no circuito comercial. "Nossa ideia é promover o Cinemundo, pelo menos, duas vezes por semestre. Os filmes serão sobre temáticas que trabalhamos em nossas pesquisas, no Labmundo e no PPGRI, mas que provocam discussões que interessam ao público em geral", explica Kraychete.