A realização da primeira Feira Agroecológica da UFBA, na Praça das Artes, na manhã desta sexta-feira (26/02), atraiu pessoas de vários segmentos da comunidade universitária e do público externo. Desde às 8h da manhã, dezenas de expositores, em estandes variados, comercializaram produtos orgânicos, livres de agrotóxicos, como hortaliças, verduras, frutas, mel, ovos, além de objetos e roupas produzidos a paritr de materiais reciclados.
De acordo com a professora do Instituto de Biologia da UFBA, Josanídia Santana Lima, a Feira é atividade prática da disciplina “Comercializando a Produção Agroecológica” e tem o objetivo de apoiar produtores e agricultores familiares, estimular o consumo de uma alimentação saudável e mostrar a importância de preservar o meio ambiente e respeitar a biodiversidade. A iniciativa atraiu e atendeu à expectativa de um público que demanda uma alimentação saudável, livre de contaminantes, cuja produção respeita o meio ambiente e o produtor rural.
Diante da aceitação da atividade que preencheu uma lacuna para uma demanda já existente na universidade, a feira acontecerá regularmente todas as manhãs de sextas-feiras, no campus de Ondina. O evento também abriu espaço para sessões de relaxamento, Yoga, exercícios físicos e outras atividades socioeducativas.
A Coordenação de Meio Ambiente da SUMAI-UFBA que apoioi a realização da Feira, também montou um estande estande para dar orientações ao público sobre combate ao Aedes Aegypiti e prevenção de outras doenças.