Início >> Ufba Em Pauta >> Instituto de Ciência da Informação promove curso sobre resumo documental

Instituto de Ciência da Informação promove curso sobre resumo documental

Professora da Universidade de Coimbra ministra o curso

Nos dias 3 e 4 de dezembro, o Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da UFBA promove o curso Resumo documental: aspetos teóricos e abordagens metodológicas”, com a prof.ª Maria da Graça de Melo Simões, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

O curso vai abordar os princípios gerais e as potencialidades do resumo como recurso de excelência no que se refere à produção, controle e divulgação do conhecimento, em particular no que concerne à produção científica. Pretende-se ainda apresentar as normativas e as abordagens metodológicas usadas na elaboração deste tipo de recurso bibliográfico.

O público-alvo são pesquisadores, pós-graduandos e profissionais da informação. As atividades serão realizadas das 8h às 12h, na sala 2 da Pós-graduação, no Intituto de Ciência da Informação (Av. Reitor Miguel Calmon, s/n – Vale do Canela)

As inscrições têm o custo de R$ 50,00 e devem ser realizadas das 7h30 às 12h30, junto ao Programa de Pós-graduação/ICI. Serão disponibilizadas 35 vagas. O curso é uma realização do Grupo de Pesquisa GEINFO Saberes e Fazeres e Informação e Conhecimento. Mais informações podem ser obtidas através do telefone: 3283 7751 (Marilene Luzia).

Maria da Graça de Melo Simões é Professora da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, no Curso de Ciência da Informação, Arquivística e Biblioteconómica, onde assegura as unidades curriculares do 1º ao 3º Ciclos na área de Organização do Conhecimento (desde 1998). Tem Doutoramento em Ciência da Informação pela Universidade de Salamanca (2010), Mestrado (2007) em Ciência da Informação pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Pós-graduação em Ciências Documentais pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (1991), Pós-graduação em Estudos Europeus pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (1993) e Licenciatura em História pela mesma Universidade (1989). É autora de diversas monografias e artigos publicados em revistas nacionais e internacionais, essencialmente, sobre Representação da Informação e Organização do Conhecimento.