Início >> Ufba Em Pauta >> Ministério da Saúde confirma casos do zika vírus na Bahia

Ministério da Saúde confirma casos do zika vírus na Bahia

Estudo inicial foi realizado por pesquisadores da UFBA

Confirmando o estudo realizado por pesquisadores do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Bahia (ICS/UFBA), prof. Gúbio Soares e profa. Silvia Sardi, Ministério da Saúde anunciou na manhã desta quinta-feira (14/05) a circulação do zika vírus no Brasil. O vírus que causa sintomas semelhantes aos da dengue foi identificado inicialmente em abril deste ano pelos pesquisadores da UFBA por meio de uma técnica chamada RT-PCR.

De acordo com o ministro Arthur Chioro, foram confirmados até o momento a presença do zika vírus em 8 amostras provenientes de Camaçari, na Bahia, e 8 do Rio Grande do Norte. Os testes para detecção da doença foram realizados pelo Instituto Evandro Chagas e pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC). Existem ainda 1.200 casos suspeitos relacionadas ao vírus sendo investigados no Nordeste

“Zika Vírus não é tão grave quanto Dengue ou Chikungunya, não leva o paciente à morte. O quadro parece alérgico, é mais tranquilo e o tratamento é o mesmo”, explica prof. Gúbio Soares. O vírus é transmitido pela picada do mosquito aedes aegypti, aedes albopictus e outros tipos de aedes, mas nunca havia sido detectado antes no Brasil ou na América Latina.