Início >> Ufba Em Pauta >> Conjuntura política e econômica do Brasil é tema de debate no CRH

Conjuntura política e econômica do Brasil é tema de debate no CRH

Serão debatidos temas como corrupção e reforma política

Nesta sexta-feira, dia 20/03, às 14 horas, será realizado o debate com o tema “Conjuntura Política e Econômica no Brasil atual”, no Auditório do Centro de Recursos Humanos (CRH/UFBA), localizado na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas.

O evento é organizado pelo grupo de pesquisa Trabalho, Trabalhadores e Reprodução Social, desenvolvido com apoio do CNPq, com estudos na área da Sociologia do Trabalho, nas linhas de pesquisa: I) Trabalho e sociedade, explorando a interface entre as transformações do trabalho e as relações de poder, trabalho e questão social; direitos sociais e formas de poder e contra-poder dos trabalhadores; II) Trabalho, Saúde e as condições sociais e ambientais nos processos de trabalho.

Pensando nos últimos acontecimentos que tem agitado o país, o grupo promove o debate no qual serão discutidos temas como crise, reforma política, corrupção e entre outros. O evento terá como palestrantes os professores Jorge Almeida e Luiz Filgueiras, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Daniel Romero do Instituto Federal da Bahia (IFBA) e Armando Boito, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Palestrantes

Jorge Almeida é professor do Departamento de Ciência Política e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, pela UFBA. É doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Faculdade de Comunicação da UFBA e tem experiência no ensino e pesquisa nas áreas de Ciência Política e Comunicação, atuando em temas como mídia política, hegemonia e contra-hegemonia, movimentos sociais e etc.

Luiz Filgueiras é professor da UFBA e doutor em Teoria Econômica pela Unicamp. Atua nas áreas de Economia Política e Economia Brasileira Contemporânea, com ênfase em padrões de acumulação e desenvolvimento, inserção internacional, política econômica e entre outras.

Armando Boito é professor de Ciência Política da Unicamp, onde desenvolve pesquisa sobre as relações de classe no capitalismo neoliberal no Brasil e na América Latina. É editor da Revista Crítica Marxista e diretor do Centro de Estudos Marxistas e tem desenvolvido pesquisa na área de teoria política e marxismo.